Local:
A repartição justa e equitativa dos benefícios da biodiversidade é um dos pilares da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e do Protocolo de Nagoya. Nos últimos anos, as ciências da vida passaram por uma revolução molecular – quantidades crescentes de sequências genéticas digitais (DSI) estão disponíveis para usuários em todo o mundo. Este conjunto de dados abertos oferece um compartilhamento justo de seus benefícios e um acesso equitativo para pesquisadores de todos os lugares? Quais os riscos e vantagens associadas para a atividade científica? Como as informações sobre a biodiversidade em formato DSI interagem com a ciência aberta, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade?
A ABC convidou representantes de países provedores e usuários de informações sobre a biodiversidade para apresentar suas experiências e perspectivas, que podem contribuir muito para essas e outras respostas. São eles: Rudolf Amann, Maria Mercedes Zambrano, Amber Hartman Scholz e Manuela da Silva.
Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Mercedes Bustamante.
Confira alguns materiais e eventos próximos sobre o tema:
SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 38 | Biodiversidade na era digital: desafios e perspectivas para a ciência
Data: 3ª feira, 22/06/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao
Microbiologista e ecologista molecular alemão, é diretor do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha, em Bremen, na Alemanha, e chefe do Departamento de Ecologia Molecular. É membro da Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina e da Academia Europeia de Microbiologia.
Confira a gravação do evento:
Áudio em Inglês:
Saiba como foi o webinário:
Cientistas de várias partes do mundo se reuniram no dia 22/6 para debater o futuro dos dados de sequenciamento genético no ambiente virtual.
Áudio em Inglês: