pt_BR

Data: 19 de outubro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


Neste evento serão abordadas questões de ponta na ciência, como os nanobiomateriais, que tornam possível controlar a regeneração de tecidos no corpo humano; o transistor spintrônico; o caminho para solução de um dos Problemas do Milênio; e aplicações experimentais dos sistemas dinâmicos com comutação em problemas de interesse prático.

Os palestrantes serão os seguintes membros afiliados da ABC: Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC), Anderson de Oliveira Lobo (UFPI), Carlos Augusto Mera Acosta (UFABC) e Grace Silva Deaecto (Unicamp)

O coordenador do evento é o Acadêmico Renato Cotta (Coppe/UFRJ).  Os debatedores serão Tiago Roux de Oliveira (afiliado da ABC no período 2017-21) e Diego Campos Knupp (afiliado da ABC no período 2019-23).

 


SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.10 • ENGENHARIA E MODELAGEM MATEMÁTICA
Data: 3ª feira, 19/10/2021
Hora: 16h (GMT-3)

Local: www.abc.org.br/transmissao 

  • Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC)
    “Complexidade Computacional e Problemas em Grafos”
    Professora associada da Universidade Federal do Ceará. Doutorada pela Universidade de Grenoble, na França, com pós-doutorado no Centrum Wiskunde & Informatica, Holanda. Ganhadora do Prêmio L’Oréal-ABC-Unesco para Mulheres na Ciência em 2014. Irá falar da sua área de pesquisa, englobando um dos famosos Problemas do Milênio, P vs NP. 

 

  • Anderson de Oliveira Lobo (UFPI)
    “Nanobiomateriais aplicados à engenharia tecidual e nanomedicina”
    Professor titular e coordenador geral de Infraestrutura de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Doutorado em engenharia aeronáutica e mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Pós-doutorado em bioengenharia na Harvard Medical School e MIT Health Sciences and Technology.

 

  • Carlos Augusto Mera Acosta (UFABC)
    “Quais novos mecanismos físicos podem levar a dispositivos mais rápidos, menores e ideais?”
    Pós-doutorando em na Universidade Federal do ABC. Graduado em física na Universidad del Atlántic, na Colômbia, com mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em física da matéra condensada e nanociência. Especializou-se em aprendizado de máquina na Universidade de Washington, EUA.

 

  • Grace Silva Deaecto (Unicamp)
    “Controle de Sistemas Dinâmicos com Comutação e sua Aplicação em Problemas de Engenharia Mecânica e Elétrica”
    Professora livre-docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas, onde obteve o doutorado em engenharia elétrica. Fez estágio de pós-doutorado no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN), França.

Confira a gravação completa do evento:

Confira como foi o simpósio:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 25 de outubro de 2021

10º Simpósio Científico da ABC traz debate em engenharia e modelagem matemática

Os novos afiliados Grace Deaecto, Carlos Mera, Ana Shirley da Silva e Anderson Lobo apresentaram suas pesquisas em 19/10.