pt_BR

De: 4 de maio de 2016

Até: 6 de maio de 2016

Local: Museu do Amanhã, RJ

Data: 4, 5 e 6 de maio de 2016

Coordenadores: Débora Foguel  e Carlos Aragão 

A Reunião Magna 2016 da Academia Brasileira de Ciências, fundada em 3 de maio de 1916, teve como tema 100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor.

As sessões abordaram estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Elas foram conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, Takaaki Kajita.

Nesse ano especial, a Reunião Magna foi realizada em parceria com o Museu do Amanhã e ocorreu em suas instalações, já que é um museu totalmente dedicado à ciência e ao conhecimento. Uma combinação perfeita, já que a ABC propôs, durante a Reunião Magna, pensar em um amanhã melhor para nosso planeta.

Entre 3 e 15 de maio, também tivemos no local uma exposição histórica, contando um pouco da história da ABC e apresentando alguns dos cientistas brasileiros que construíram a ciência e, assim, promoveram o desenvolvimento em nosso país.

Outra novidade foi que o público teve a oportunidade de visitar, pela primeira vez no Rio de Janeiro e por ocasião do centenário da ABC, o navio de pesquisa oceânica Vital de Oliveira, operado pela Marinha e adquirido em 2015 pela Petrobras, Vale e os Ministérios da Defesa (MD) e Ciência e Tecnologia (MCTI). O navio ficou atracado no lado esquerdo do Museu do Amanhã, entre 3 e 6 de maio, com visitação das 10h às 18h. Além do navio, também foi exposto parte do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

A participação no evento era gratuita mediante inscrição prévia. Convidamos todos a estarem conosco nessa ocasião. Veja a para escolher os dias e turnos de seu interesse e confira os perfis dos palestrantes.

#ABCiencias100

Programação


Confira os eventos-satélite promovidos por Acadêmicos durante o ano do Centenário da ABC.

 

Mesa de abertura Reunião Magna 2016

Vídeos