pt_BR

De: 5 de maio de 2014

Até: 7 de maio de 2014

Local: Novotel Santos Dumont | Rio de Janeiro (RJ)

Há tempos, a ABC vem se preocupando em aproximar os setores de pesquisa, ciência e tecnologia com as empresas capazes de utilizá-los para a inovação de seus produtos e processos, de forma a garantir competitividade. Assim, nos últimos anos e em todas as regiões do país, a ABC tem promovido Simpósios regionais com objetivo de estabelecer elos mais fortes entre a academia e a empresa.

Considerando que essa relação é de fundamental importância para superar numerosos obstáculos à modernização da economia brasileira, a ABC propôs em 2014, durante o seu principal encontro anual de âmbito nacional – a Reunião Magna – um amplo debate envolvendo expoentes da comunidade científica e líderes empresariais, ambos envolvidos com a inovação.

As sessões da Reunião Magna foram estruturadas de forma a compartilhar rigorosamente seu tempo com ambas as visões, de empresários e pesquisadores, em cada um dos temas. Com isso, a ABC criou oportunidades de encontrar caminhos conjuntos entre pesquisa e aplicações, em benefício da economia e da sociedade brasileira como um todo.

A programação científica

Com o título “Da ciência básica à tecnologia e inovação nas empresas”, a reunião de 2014 foi coordenada pelos Acadêmicos João Fernando Gomes de Oliveira, membro da Diretoria, e Renato Machado Cotta, membro do Comitê Executivo da ABC.

Os debates incluíram o Sistema de Inovação Brasileiro e o estado da arte da inovação em diversas áreas, como materiais, energia, agronegócio, engenharia e outras. No dia 6 de maio, houve a apresentação dos Jovens Cientistas da Academia Global de Ciências (TWAS).

A Reunião Magna 2014 contou com o apoio e o patrocínio da CAPES, da FAPERJ, da FCW e da WILEY.

Posse dos Novos Acadêmicos

Na noite de 6 de maio ocorreu a Cerimônia de Posse dos novos Acadêmicos – Membros Titulares, Correspondentes e um Membro Colaborador – na Escola Naval do Rio de Janeiro, só para convidados.

Em 7 de maio, integrada à reunião científica, foi realizada a Cerimônia de Diplomação dos Novos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro, eleitos para o período 2014-18.

 

Programa

Vídeos