pt_BR

Data: 20 de agosto de 2018

Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins | Rio de Janeiro (RJ)

Anualmente, em um país diferente das Américas, a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) realiza a Reunião dos Focal Points (Representantes Nacionais) de seu Programa Mulheres para a Ciência. Em 2018, no dia 20 de agosto, a atividade, fechada ao público, foi no Rio de Janeiro e organizada pela Academia Brasileira de Ciências.

Na Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o grupo se reuniu para tratar de questões administrativas e da organização de suas atividades, como o Prêmio IANAS-TWAS Mulheres para a Ciência e um concurso de vídeos para países de língua espanhola. Outro objetivo do encontro foi promover um maior engajamento das Academias de Ciências das Américas na temática “gênero e ciência”.

No contexto da Reunião dos Focal Points do Programa Mulheres para a Ciência, ABC, IANAS e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizaram o Promoting Gender Equity in Science, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. Confira mais informações sobre a atividade.

 

21ª Conferência TWAS-Lacrep de Jovens Cientistas
A Parceria Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep, na sigla em inglês para TWAS Latin America and the Caribbean Regional Partner), junto com a ABC, promoveu a 21ª Conferência TWAS-Lacrep de Jovens Cientistas, na sede da Academia, em 20 de agosto.
O encontro fez parte da programação do evento “Promoting Gender Equity in Science”, que realizou uma série de atividades relacionadas à presença da mulher na ciência, entre os dias 20 e 22 de agosto, no Rio de Janeiro. As jovens cientistas latino-americanas assistiram palestras de Acadêmicos e tiveram a oportunidade de interagir com grandes nomes da ciência nacional, trocar experiências e estabelecer potenciais colaborações.
Eliete Bouskela, diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), falou da situação da mulher na ciência em nível global. Edson Watanabe, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), abordou conceitos básicos em criatividade e inovação.
Carlos Aragão, físico da UFRJ, apresentou a Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, onde atua, e o e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Acadêmico falou sobre bioeconomia no cenário mundial e na nova abordagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O neurocientista Roberto Lent apresentou a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), organização à qual a ABC se afiliou neste ano, que busca identificar e conectar indivíduos e grupos de diversas áreas como pesquisa, educação e empreendedorismo para discutir os vários campos de ciência aplicáveis à educação. Lent mostrou a Plataforma CpE, ferramenta digital de busca e visualização de dados sobre pesquisadores cujas linhas de trabalho tenham aplicação na aprendizagem e no ensino, e a publicação de material sobre ciência para educação voltado para professores, pesquisadores e interessados em geral.

Fonte: Relatório de Atividades pg 10.