No dia 29 de outubro, 6a feira, às 14h30, será realizado um encontro com o tema “O papel das sociedades científicas e a atuação dos jovens nestas sociedades”.
Os convidados são Ildeu Moreira (ex-presidente da SBPC), Karina Bortolucci (vice-presidente da SBI) e Paolo Piccione (presidente da SBM). A moderação será feita pelo membro afiliado Marcelo Mori (Unicamp).
O Programa de Mentorias da ABC foi criado pelos membros afiliados, visando contribuir para o progresso profissional dos jovens integrantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Procuramos discutir diversos aspectos da vida científica com profissionais renomados de diversas áreas de interesse.
Esperamos contar com sua participação!
- Ildeu de Castro Moreira é físico, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1976 e de programas de pós-graduação em História da Ciência, Ensino de Física e Comunicação Pública da C&T. Escreveu cerca de 170 artigos científicos em revistas especializadas ou livros, orientou 27 estudantes de PG (mestrado e doutorado) e publicou uma dezena de livros. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de CT (2004 a 2012). Foi editor científico da revista Ciência Hoje durante vários anos e membro de conselhos da SBF, SBPC e SBHC, do Conselho Superior da Capes e de CA do CNPq. Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop – Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe. Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador – Personalidade Nacional. Em 2014, recebeu a condecoração Menção Honrosa Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Prêmio Mercosul de CT – Integração de 2014 (com equipe). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021), da qual é presidente de Honra.
- Karina Ramalho Bortoluci é professora associada do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM)/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mãe do Caique (21.03.1997) e do Lucca
(15.03.2002). Possui graduação em ciências biológicas pelo Instituto Mackenzie (1992-1995), doutorado direto em imunologia (1999-2003) e pós-doutorado em imunologia (2003-2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui título de livre-docente em Imunologia pela Unifesp (2013). Foi pesquisadora visitante no Instituto Gulbenkian, Portugal (2004) e Genentech Inc., EUA (2016). Foi vice-chefe (2010-2011) e chefe (2012-2013) do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora da Pós Graduação da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp (2017-2018). Faz parte do Keystone Symposia Programming Consultants e é a atual vice presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2020-21). Atua na área da imunidade inata, com foco no estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções.
- Paolo Piccione é graduado em matemática pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (Itália, 1987), doutorado em matemática pela Pennsylvania State University (EUA, 1994), livre docente na Universidade de São Paulo (1998). Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (biênio 2017-2019), professor titular da Universidade de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Comitê Executivo da International Mathematical Union, membro da Comissão Especial Regimes de Trabalho da USP, membro da Coordenação da Área de Matemática e Estatística da Fapesp. Admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, área de Ciências Matemáticas, em 2018. A Sua especialidade matemática é a geometria diferencial. É coordenador do Projeto Temático Fapesp “Técnicas algébricas, topológicas e analíticas em Geometria Diferencial e Análise Geométrica”. É pesquisador 1A do CNPq.
Confira como foi a mentoria:
13ª Mentoria da ABC discutiu o papel das Sociedades Científicas
Debate contou com representantes de algumas dessas entidades e focou nas formas de alcançar os jovens cientistas. Confira!