pt_BR

Data: 30 de outubro de 2020

Local: Zoom ABC

MENTORIAS CIENTÍFICAS

Visando contribuir para o progresso profissional dos membros afiliados da ABC, foi criado pelo grupo representante um programa de mentorias, para discussão de diversos aspectos da vida científica com profissionais renomados.

Os ex-afiliados da ABC e os membros titulares/associados também estão convidados para essa série de eventos.

O tema do primeiro evento será Liderança científica e a convidada é a diretora da ABC Marcia Barbosa professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marcia ganhou o prêmio internacional L’Oréal-Unesco para Mulheres em Ciência em 2013. Em 2019, foi eleita membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Em 2020, foi mencionada pela ONU Mulheres com uma das sete cientistas que moldam o mundo e foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais influentes no Brasil.

O evento é exclusivo para membros titulares, associados e afiliados da ABC e ex-membros afiliados da ABC.

Perdeu? Quer rever? Acesse aqui!

Marcia Barbosa

“O que me inspira a ser cientista é o desafio de entender um problema e então consertá-lo”, estas são as palavras de Márcia Barbosa. Com graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Acadêmica desenvolve trabalhos científicos referentes à água e suas anomalias. A cientista reúne uma série de prêmios por suas conquistas acadêmicas e também por seu posicionamento na luta em defesa do espaço da mulher no ambiente científico, dentre eles a Medalha Nicholson (2009), o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para mulheres na ciência (2013) e o Prêmio Cláudia (2013). Além disso, integra a Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês), a Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês) e a Sociedade Brasileira de Física, é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, e também faz parte da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap, na sigla em inglês). Inspirada por Madame Curie e colocando em prática seu conceito dos “três T’s” – talento, trabalho e tesão -, Márcia mostra que mulher não apenas pode fazer ciência, mas também pode fazer história.

 

Assista ao evento completo: