pt_BR

Data: 22 de março de 2019

Local: Paço Municipal | São Carlos (SP)

A Academia Brasileira de Ciências, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos (SP), e o Instituto de Estudos Avançados da USP promoveram, em São Carlos, o seminário “Gestão de Águas Urbanas: problemas, soluções e perspectivas”.

Realizada no dia 22 de março, em comemoração do Dia Mundial da Água, a atividade foi organizada pelo Acadêmico José Galizia Tundisi e contou com a participação de uma série de especialistas em assuntos ligados aos recursos hídricos. Na ocasião, foi apresentada a declaração “Águas de São Carlos”, que objetiva ser um guia sobre a gestão de águas urbanas para cidades de todo o Brasil.

 

Na última parte do seminário ocorreu o lançamento do livro “Qualidade da Água nas Américas: Riscos e Oportunidades” (disponível em espanhol e em inglês), da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês). A publicação é oriunda do esforço de Academias de Ciências de 21 países das Américas e é o trabalho de um time de 148 autores, todos especialistas em diferentes aspectos das ciências voltadas para os recursos hídricos.

O capítulo referente ao Brasil ficou sob responsabilidade da Academia Brasileira de Ciências e foi organizado pelos Acadêmicos José Galizia Tundisi e Carlos Eduardo de Matos Bicudo. Os objetivos do trabalho são identificar e analisar problemas específicos relacionados à qualidade da água e propor sugestões para uma melhor gestão. O livro ainda contém uma avaliação da qualidade da água superficial e subterrânea, seu impacto no consumo humano, na agricultura e nos serviços ecossistêmicos de cada país.

 

Programa