pt_BR

Data: 7 de dezembro de 2009

fosseis_continente_gelado_1.jpg O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira e o diretor do Museu Nacional, Sérgio Alex Azevedo, convidam para a abertura da exposição Fósseis do Continente Gelado: o Museu Nacional na Antártica, que será realizada no dia 7 de dezembro, 2ª feira, às 17h, no hall do Museu, que fica na Quinta da Boa Vista, no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

A exposição apresentará fósseis coletados na Antártica em 2006 e 2007 pela equipe do projeto PALEOANTAR, coordenada pelo Acadêmico Alexander Kellner, editor dos Anais da ABC.

Do ponto de vista científico, mais especificamente da Paleontologia, segundo Kellner, a Antártica é um vasto “deserto”, uma área praticamente desconhecida. Duas perguntas básicas orientam as buscas dos pesquisadores naquela região: quais organismos viveram ali no passado geológico da Terra e como evoluíram?

Procurando ajudar a responder estas perguntas, foi criado o projeto Paleoantar, uma iniciativa coordenada pelo Museu Nacional/UFRJ e financiada pelo CNPq. A primeira fase de atividades teve como objetivo a coleta de dados geológicos e paleontológicos na ilha de James Ross, próxima à Península Antártica.

Vejam os resultados da viagem na exposição!