pt_BR

De: 21 de outubro de 2009

Até: 23 de outubro de 2009

Ao longo de 2009, os 60 anos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) têm sido lembrados com uma série de comemorações e eventos especiais, que ressaltam a importância da instituição e da contribuição de diversos de seus colaboradores para a formação de lideranças de pesquisa e para a consolidação da ciência no Brasil.

O Simpósio 60 anos do CBPF e a Gênese do CNPq segue esse espírito, com uma programação que reúne em 21, 22 e 23 de outubro físicos, sociólogos e historiadores da ciência. Os palestrantes vão discutir a importância de instituições científicas para o desenvolvimento dos países e debater sobre o contexto social, político e econômico em que se deu a fundação do CBPF e que possibilitou, com a criação do CNPq, o surgimento da estrutura político-administrativa da ciência no país.

Entre os palestrantes convidados para o Simpósio estão os Acadêmicos Evando Mirra, diretor da ABC, que falará sobre a história do CNPq e seu impacto na ciência brasileira; Fernando de Souza Barros, da UFRJ, que apresentará a palestra O CBPF e o laboratório de raios cósmicos de Chacaltaya; Ricardo Galvão, diretor do CBPF, que tratará da relação entre a instituição e a a inovação em Física; Walter Baltensperger, do CBPF, cuja palestra se intitula Um físico europeu no Brasil na década de 1950.

“Nossa ideia é que esse simpósio continue nos próximos anos, sempre tratando de temas relativos à formação da ciência no Brasil”, ressalta um dos organizadores, Antonio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O Simpósio 60 anos do CBPF e a Gênese do CNPq será realizado no Auditório João Alberto Lins de Barros, no CBPF, na Rua Dr. Xavier Sigaud, nº150, Urca, Rio de Janeiro. Confira a programação.

Encerramento da programação comemorativa dos 60 anos do CBPF