pt_BR

De: 28 de outubro de 2013

Até: 30 de outubro de 2013

A reunião Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil América Latina e Caribe, a ser realizada na sede da ABC, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2013, assume em sua oitava edição um novo formato, que abrange tanto a forma quanto o conteúdo.

Em primeiro lugar, será resguardado o caráter de interdisciplinaridade, ou seja, a presença de distintas áreas da Academia em um mesmo evento. Outro objetivo que será mantido é o caráter de interação entre gerações, ou seja, buscar promover a convivência entre os cientistas sêniores da Região com seus mais promissores talentos. O evento reunirá este ano cientistas de cinco áreas: ciências biomédicas, ciências agrárias, ciências biológicas, ciências matemáticas e ciências da engenharia.
.

Embora essas áreas possam parecer distintas, os avanços da Ciência vêm demonstrando que há um enorme potencial que deriva da interação de diferentes disciplinas. Assim, a biologia se beneficia enormemente da matemática, as ciências agrárias mantém uma profunda interação com as ciências da engenharia e assim sucessivamente. Na verdade, é desta interdisciplinaridade que têm surgido nos últimos anos as mais interessantes e promissoras inovações.

A intenção de reunir um menor número de áreas visou permitir que o debate seja mais aprofundado, tornando mais fortes e efetivas as pontes entre as diversas disciplinas. Da convivência no evento de jovens pesquisadores e experientes cientistas poderão surgir ideias para novos projetos de âmbito nacional e regional, envolvendo uma ou mais áreas do conhecimento.

Além da interação entre pesquisadores, a Conferência objetiva também permitir seu contato com as autoridades responsáveis pelo fomento da Ciência , Tecnologia e Inovação, o que cria a possibilidade de um diálogo franco e aberto sobre a disponibilidade de meios para essas atividades.

Esse ano, entre as citadas autoridades, o evento contará com a presença já confirmada do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Marco Antonio Raupp.

A coordenação geral é do Acadêmico Fernando Garcia de Mello e os coordenadores das áreas são Vivaldo Moura Neto (Ciências Biomédicas), Paulo Arruda (Ciências Agrárias), Luiz Drude de Lacerda (Ciências Biológicas), Jacob Palis (Ciências Matemáticas) e Renato Machado Cotta (Ciências da Engenharia).

Veja a programação.

O evento é gratuito, aberto a todos e oferece certificado de participação. Para realizar sua inscrição, envie um e-mail com INSCRIÇÃO AVANÇOS no assunto e contendo nome, cargo e instituição a que está vinculado para avancos2013@abc.org.br. Para jornalistas, pede-se modificar apenas o assunto, colocando CADASTRO JORNALISTAS. Haverá oportunidade e espaço para entrevistas individuais e coletivas, que podem ser agendadas com a equipe da Assessoria de Comunicação da ABC (ascom@abc.org.br). Mais informações pelos telefones (21) 3907-8126/29/15.

cartaz_a3_avancos_2013.jpg