Local:
A Academia Brasileira de Ciências tem o prazer de iniciar as comemorações pelos seus 110 anos com uma palestra do Acadêmico Ildeu de Castro Moreira sobre sua história, seguida do lançamento do site do Centro de Memória da ABC José Murilo de Carvalho.
O Centro de Memória, projeto realizado em colaboração com o Museu de Astronomia (MAST) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj, foi criado com o objetivo de promover a difusão científica e acesso ao acervo da instituição para estudiosos e o público em geral.
O Acervo Histórico da ABC reúne mais de um século de memória científica brasileira, com documentos, fotos, vídeos, publicações e objetos que retratam a trajetória da Academia desde 1916. Um espaço para preservar, pesquisar e celebrar a história da ciência no país.
O nome homenageia um dos maiores intelectuais do Brasil, por sua produção acadêmica, rigor intelectual e qualidade da escrita. José Murilo de Carvalho (1939-2023) foi um renomado historiador, cientista político e escritor, eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 2003 e para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2004.
10h00 | ABERTURA
Helena Nader
Presidente da ABC
Caroline Costa
Presidente da Faperj
Patricia Bozza
Vice-presidente da ABC Regional Rio de Janeiro
10h20 | OS 110 ANOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS
Ildeu de Castro Moreira
Doutor em física, professor do curso de História das Ciências, Ensino de Física e História da Física (UFRJ) e do mestrado em Divulgação Científica (Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ)
11h00 | INTERVALO
11h20 | LANÇAMENTO DO SITE DO CENTRO DE MEMÓRIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS JOSÉ MURILO DE CARVALHO
11h20 | O patrono José Murilo de Carvalho
Diogenes Campos
11h30 | O Projeto Memória da ABC e a criação do Centro de Memória
Maria Vargas
11h40 | A parceria ABC-MAST
Everaldo Pereira Frade
11h50 | Desafios na organização de um acervo centenário
Dayane Ponciano
12h00 | O trabalho com os estagiários da UFF
Paulo Terra
12h15 | A construção do site do Centro de Memória da ABC
Dmitry Bayakhchev (Sintrópika) e Raphael Novaes (Grifo Projetos)
12h30 | ENCERRAMENTO
Helena Nader
Presidente da ABC