Local:
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) foi palco do 1º Simpósio Indo-Brasileiro de Matemática, cujo comitê organizador contou com o presidente da ABC, Jacob Palis, que é pesquisador do IMPA, e os Acadêmicos Djairo Figueiredo (Unicamp), Aron Simis (UFPE) e Jefferson Antonio Galves(IME/USP). O Simpósio foi promovido pela Academia Brasileira de Ciências e pelo IMPA como parte das atividades relativas ao recente Acordo de Cooperação entre os Ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Índia.

Entre os pesquisadores indianos presentes estavam o Prof. M. Raghunathan, pesquisador do Tata Institute of Fundamental Research (TIFR) em Bombaim, o Prof. S. Dani do mesmo instituto e o Prof. K. Sinhá, do J.N. Centre for Advanced Scientific Research, em Bangalore. Raghunathan é o presidente do Comitê Organizador do próximo Congresso Internacional de Matemática, que será realizado na Índia, em 2010. “É o principal evento da área, onde é feita a entrega da Medalha Fields, que corresponde ao Prêmio Nobel na área da Matemática. Raghunathan explicou que o agraciado não é avisado anteriormente, sendo o nome revelado apenas na própria cerimônia. “É a primeira vez que o Congresso será realizado na Índia. Sempre foi na Europa ou nos EUA, até que nos últimos dois anos as sedes foram Kioto e Beijing, respectivamente. Acho que o Brasil pretende sediá-lo em 2014 e apoiaremos sua candidatura. ”

Participaram também do evento os Acadêmicos Abramo Hefez (UFF), Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo (UnB), Arnaldo Leite Pinto Garcia (IMPA), Artur Oscar Lopes (UFRGS), Carlos Tomei (PUC-Rio), Claudio Landim (IMPA), Clayton de Lima (UFRRJ), Israel Vainsencher (UFMG), Marcelo Viana (IMPA), Marcio Gomes Soares (UFMG), Marcos Dajczer (IMPA), Mário Jorge Dias Carneiro (UFMG), Paulo Domingos Cordaro (IME/USP) e Welington de Melo (IMPA).
