pt_BR

Data: 8 de agosto de 2008

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) foi palco do 1º Simpósio Indo-Brasileiro de Matemática, cujo comitê organizador contou com o presidente da ABC, Jacob Palis, que é pesquisador do IMPA, e os Acadêmicos Djairo Figueiredo (Unicamp), Aron Simis (UFPE) e Jefferson Antonio Galves(IME/USP). O Simpósio foi promovido pela Academia Brasileira de Ciências e pelo IMPA como parte das atividades relativas ao recente Acordo de Cooperação entre os Ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Índia.

simis.jpg Simis informou que o evento pretende criar uma interação mais eficiente entre matemáticos do Brasil e da Índia. “A Índia tem uma tradição muito forte em Matemática, muito mais antiga do que no Brasil. O Simpósio faz parte do Acordo Brasil-Índia em C&T, mas acredito que a Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) tenha inspirado essa iniciativa, pois ela tem vários programas de cooperação Sul-Sul que são referência internacional e os cientistas do Brasil e da Índia têm nesta importante Academia Internacional uma grande participação.”

Entre os pesquisadores indianos presentes estavam o Prof. M. Raghunathan, pesquisador do Tata Institute of Fundamental Research (TIFR) em Bombaim, o Prof. S. Dani do mesmo instituto e o Prof. K. Sinhá, do J.N. Centre for Advanced Scientific Research, em Bangalore. Raghunathan é o presidente do Comitê Organizador do próximo Congresso Internacional de Matemática, que será realizado na Índia, em 2010. “É o principal evento da área, onde é feita a entrega da Medalha Fields, que corresponde ao Prêmio Nobel na área da Matemática. Raghunathan explicou que o agraciado não é avisado anteriormente, sendo o nome revelado apenas na própria cerimônia. “É a primeira vez que o Congresso será realizado na Índia. Sempre foi na Europa ou nos EUA, até que nos últimos dois anos as sedes foram Kioto e Beijing, respectivamente. Acho que o Brasil pretende sediá-lo em 2014 e apoiaremos sua candidatura. ”

jacob_raghunathan.jpg O pesquisador comentou que esta primeira iniciativa de aproximação, realizada pelo Prof. Jacob Palis, foi muito bem recebida pela comunidade matemática indiana. “As áreas de Geometria Algébrica e sobretudo a de Sistemas Dinâmicos são muito boas no Brasil. Surpreendeu-me a qualidade de vários dos trabalhos apresentados, acho que teremos grandes possibilidades de intercâmbio.”

Participaram também do evento os Acadêmicos Abramo Hefez (UFF), Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo (UnB), Arnaldo Leite Pinto Garcia (IMPA), Artur Oscar Lopes (UFRGS), Carlos Tomei (PUC-Rio), Claudio Landim (IMPA), Clayton de Lima (UFRRJ), Israel Vainsencher (UFMG), Marcelo Viana (IMPA), Marcio Gomes Soares (UFMG), Marcos Dajczer (IMPA), Mário Jorge Dias Carneiro (UFMG), Paulo Domingos Cordaro (IME/USP) e Welington de Melo (IMPA).

viana.jpg Para Marcelo Viana, o encontro consolidou a colaboração das comunidades de matemáticos nos dois países, que têm características semelhantes, mas com aspectos mais fortes em determinadas áreas da Matemática. “Na Índia as áreas mais fortes são a Geometria Algébrica, Teoria dos Números e Estatística. No Brasil são as áreas de Sistemas Dinâmicos, Probabilidade, Geometria Diferencial, Equações das Derivadas Parciais. Podemos aproveitar muito essa complementaridade.”

1º Simpósio Indo-Brasileiro de Matemática