José Alexander Araújo

(ARAÚJO, J. A.)
Nascimento: 07/10/1971
Data de Posse: 01/01/2008
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4144409737965759

Graduação (1994) pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado (1996) pela Universidade de Brasília e doutorado (2000) pela Universidade de Oxford, Inglaterra, todos em Engenharia Mecânica. Estágio de pós-doutorado (2020) no Instituto Superior Técnico, em Portugal.

É Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia – UnB, Membro do Comitê de Seleção Capes-Humboldt e do Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Atua como Diretor Secretário da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos-Finatec (mandato 2019-2021), que é a fundação de apoio da UnB. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da UnB, chefe e vice-chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB. Suas pesquisas envolvem Engenharia Aeroespacial, com ênfase nos temas Fadiga Multiaxial, Fadiga por Fretting e Mecânica da Fratura, modelagem, simulação numérica e testes de Fadiga em Cabos Condutores de Energia. 

Em 2007 recebeu o Prêmio UnB de Pesquisa 2007 – Área de Ciências Exatas e Engenharias – Categoria Jovem Pesquisador, UnB.

[:en]O Professor Araújo possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1996) e em dezembro do ano 2000 concluiu o doutorado também em Engenharia Mecânica na Universidade de Oxford. O trabalho de tese intitulado “On the initiation and arrest of fretting fatigue cracks” foi orientado pelo Professor David Nowell. Atualmente é Professor Adjunto II em regime de dedicação exclusiva na Universidade de Brasília (UnB). Como bolsista de produtividade nível II do CNPq desde 2005 o Prof Araújo desenvolve grande parte de seus trabalhos de pesquisa na área de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, com ênfase na modelagem, simulação numérica e realização de ensaios para componentes submetidos à Fadiga Multiaxial e Sob Condições de Fretting.O Prof Araújo é o atual coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas do ENM – UnB (mandato 2006-2008). Reativou e foi presidente da Oxford University Brazilian Society no período 1998-2000. Apresentou duas palestras convidadas (Invited Keynote Lectures) em recentes Conferências Internacionais do mais alto nível na área de Fadiga e Fratura de Materiais e Estruturas, e participou como membro do Comitê Internacional do 4th e 5th International Symposium of Fretting Fatigue. É o atual representante brasileiro do Sub-Comitê Internacional B2 Grupo de Trabalho 11 da Cigré (CIGRE SCB2 WG11) que estuda o Comportamento Mecânico de Condutores e Acessórios e membro do mesmo Sub-Comitê nacional. É membro fundador e faz parte do Comitê Executivo do recém criado Comitê de Mecânica da Fratura, Fadiga e Integridade Estrutural da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas-ABCM. Tem atuado como consultor da Agência Nacional de Energia Elétrica para avaliação de projetos de pesquisa no âmbito da lei 9991 e, como bolsista de produtividade nível 2, também tem atuado como consultor ad hoc para o CNPq. Em 2007 ganhou o prêmio UnB de pesquisa na categoria jovem cientista nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas e foi indicado Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências na área de Engenharia.
É revisor dos periódicos: International Journal of Fatigue, Engineering Fracture Mechanics, International Journal of Solids and Structures, Tribology International, International Journal of Mechanical Sciences e Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.
O Prof Araújo tem atuado fortemente na formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação. Concluiu a orientação de alunos em oito (8) projetos de graduação, dez (10) trabalhos de Iniciação Científica, quatro (4) dissertações de mestrado e co-orientou duas (2) dissertações de mestrado e uma (1) tese de doutoradoTambém publicou doze (12) trabalhos em periódicos internacionais e quarenta e dois (42) artigos em Eventos Científicos.