Graduação em Química (2001) e mestrado (2002) em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutorado em Química (2006) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutorado pelo The Scripps Research Institute – TSRI (2007) nos Estados Unidos.

Professor do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC – USP). Realiza pesquisa em síntese orgânica, integrando metodologia e síntese total. Seus interesses acadêmicos incluem: 1) Estudos metodológicos envolvendo ilídeos beta-ceto-sulfoxônios e diazocetonas insaturadas, bem como suas aplicações na construção de sistemas piperidínicos, indolizidínicos, pirrolidínicos e quinolizidínicos e de outros heterociclos; 2) A síntese de diterpenos icetexanos e análogos com atividade tripanossomicida.

Em 2018 recebeu o Prêmio Nicola Petragnani pela Sociedade Brasileira de Química.

[:en]Possui graduação em Química com atribuição tecnológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de
Campinas (2006). Realizou seu pós-doutoramento (2006-2007) no TSRI (The Scripps Research Institute), EUA. Desde 2008, é professordoutor do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC – USP). Foi jovem pesquisador apoiado pela FAPESP (2008-2012), é bolsista nível 2 em produtividade e pesquisa do CNPq e, atualmente, atua como pesquisador livre associado junto ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), o qual integra o Centro de Pesquisa em Energia e Materiais. Realiza pesquisa em síntese orgânica, integrando metodologia e síntese total. Seus interesses acadêmicos incluem: 1) Estudos metodológicos envolvendo ilídeos beta-ceto-sulfoxônios e diazocetonas insaturadas, bem como suas aplicações na construção de sistemas piperidínicos, indolizidínicos, pirrolidínicos e quinolizidínicos e de outros heterociclos; 2) A síntese de diterpenos icetexanos e análogos com atividade tripanossomicida.