AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS. ACOMPANHE O EVENTO AO VIVO PELO LINK http://transmissao.abc.org.br
Imprensa: mande um e-mail para ascom@abc.org.br
O Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e a Academia Brasileira de Ciências têm o prazer de convidá-lo(a) a participar do Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em Educação Superior nos países em desenvolvimento que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de setembro próximos no Rio de Janeiro.
O objetivo é apresentar e discutir os principais resultados de estudo comparativo do desenvolvimento, das políticas e das perspectivas do ensino superior nos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e as implicações destes resultados para os países em desenvolvimento de maneira mais ampla. O resultado deste trabalho consta de um livro recentemente publicado pela editora Springer, Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society (Dordrecht, 2015), editado por Simon Schwartzman (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Brasil), Rómulo Pinheiro (University of Agder, Kristiansand, Noruega), e Pundy Pillay (University of the Witwatersrand, Johannesburg, África do Sul), que são também os organizadores do Seminário, em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências.
O seminário contará com a participação de vários dos autores do livro, além da contribuição de especialistas do Brasil, Chile e México, sendo esperada também a presença do especialista principal em Educação Superior do Banco Mundial, Francisco Marmolejo, A palestra de abertura do dia 22 de setembro será proferida pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Os organizadores agradecem à Fundação Ford pelo apoio recebido para a realização do evento.
O evento:
Data: 21 e 22 de setembro de 2015
Local: Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)
Agenda provisória: clique aqui
Veja também a lista dos participantes confirmados.

Inscrições: mande um e-mail para inscricoes@bricsseminar.com com seu nome, instituição à qual está vinculado, número de RG ou CPF e contatos.
Mais informações: fwolter@abc.org.br / (21) 3907-8128 ou michelinechristophe@gmail.com / (21) 98101-4417.
Os Temas
Nas últimas décadas, o ensino superior se expandiu drasticamente em todos os países em desenvolvimento, em função de sua transformação de sociedades predominantemente rurais e agrárias em sociedades industriais, urbanas e de serviços, e cada vez mais internacionalizadas. Essa expansão resultou da necessidade crescente, por parte dos países, de mais recursos humanos qualificados e de participação na sociedade do conhecimento, e também das aspirações crescentes das populações pelos benefícios culturais, sociais e econômicos associados a uma melhor educação e às ocupações de alto nível.
Embora os países sejam muito diferentes entre si, todos eles devem lidar com as mesmas questões, ligadas aos temas da ampliação e equidade no acesso, avaliação e estímulo à qualidade, financiamento, a necessidade de coordenar um número crescente de setores – stakeholders – envolvidos, o papel do setor público e do privado, a reorganização e diferenciação de seus sistemas de ensino superior, e questões ligadas à competitividade, internacionalização e globalização.
O primeiro dia do Seminário será dedicado à apresentação das principais conclusões do estudo, mostrando em cada sessão um dos temas centrais do estudo e o exemplo de um caso nacional, seguido de comentários. No segundo dia, os participantes tratarão mais especificamente das políticas públicas relacionadas aos temas de inclusão social, qualidade, relevância, financiamento e institucionalização dos sistemas de educação superior.
Contamos com sua presença. Como o espaço disponível é limitado, é necessário se inscrever com antecedência para assegurar sua participação. O seminário será conduzido em inglês, e não haverá tradução simultânea.