No dia 15 de fevereiro de 2012, a ABC recebeu as chaves e tomou posse do prédio localizado na Rua da Alfândega, 42, esquina com a Rua da Quitanda, que foi cedido pelo governador Sérgio Cabral à Academia no ano de 2009 e abrigará as futuras instalações do Palácio da Ciência. O projeto de lei que autorizou a transferência do prédio à ABC, sem ônus, foi aprovado pela Assembleia Legislativa fluminense.

O edifício, construído para ser a sede do Banco Alemão Transatlântico, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro (Inepac) e abrigava, até então, a Secretaria da Fazenda. Após a cessão do prédio, em 2009, foi criada uma Comissão da ABC para a Nova Sede, que passou a atuar junto com a Scorzelli Arquitetura e Design, empresa de arquitetura vencedora da licitação para a reforma do edifício. Essa licitação foi possibilitada pela aprovação de uma emenda proposta pelo deputado Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O belo projeto de recuperação do prédio recebeu, inclusive, o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa 2011. Veja o vídeo do projeto apresentado na Reunião Magna 2011 da ABC, em maio de 2011.

O novo endereço conta com sete pavimentos, amplo espaço que vai permitir maior interação da ABC com a sociedade, assim como com seus convidados, Acadêmicos e funcionários. Para tanto, a Academia iniciará um importante trabalho de levantamento de recursos junto à iniciativa privada e a órgãos públicos, para efetuar as obras necessárias à instalação da Academia..

Para o presidente Jacob Palis, após a reforma o novo espaço vai dar à Academia Brasileira de Ciências um padrão internacional, possibilitando que a ABC receba a comunidade científica de todo o mundo e os cientistas brasileiros no mesmo nível de outras Academias da América Latina e da Europa. “A ABC poderá cumprir sua missão de atuar como um agente direto de divulgação científica, promovendo eventos e exposições que evidenciem a presença da ciência no cotidiano das pessoas e dando destaque ao poder transformador de que ela dispõe. A Academia considera esse um passo importante na ampliação de seu escopo de atividades e um ganho significativo para nossa ciência e a nossa cidade.”

Em data ainda a ser confirmada, o governador Sérgio Cabral (no centro da foto) e o secretário Alexandre Cardoso (à direita) promoverão uma Sessão Solene de Transmissão de Posse, para a qual a Diretoria da ABC terá o imenso prazer de convidar todos os Acadêmicos e amigos da Casa.