A Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) e as Academias Nacionais dos Estados Unidos promovem oportunidade para doutores, pesquisadores das áreas de Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências Matemáticas ou Ciências da Engenharia, passarem um período de um a dois meses em laboratórios de ponta nos EUA. O propósito da bolsa é ampliar e fortalecer a capacitação em Ciência e Tecnologia nas Américas, assim como a cooperação entre pesquisadores e instituições americanas.

O programa de bolsas de curta duração é voltado para jovens pesquisadores com doutorado de países da América Latina e Caribe. Os selecionados receberão a passagem aérea e um valor de U$ 3.000 por mês. As instituições que os receberão nos EUA também darão apoio para hospedagem.

São 20 bolsas no total, sendo que cada país poderá indicar até cinco candidatos. As inscrições serão enviadas para a secretaria da IANAS do país do candidato, listadas no formulário de inscrição, que promoverá a seleção dos cinco nomes a serem encaminhados para a secretaria geral da IANAS. As inscrições vão de 15 de maio a 15 de agosto. IMPORTANTE: o contato com o laboratório norte-americano deverá ser feito pelo candidato.

Os critérios de elegibilidade incluem ser contratado por universidade ou instituição de pesquisa de alguma das áreas das Ciências descritas acima; ter o apoio de sua instituição de origem e da instituição norte-americana para participar do convênio. Terão preferência os pesquisadores em início de carreira, que não tem acesso a apoios internacionais. Saiba mais sobre o regulamento e acesse o formulário de inscrição.

Mais informações em http://sites.nationalacademies.org/PGA/dsc/ianas/index.htm.