Leia matéria de Mario Henrique Bastos Viana para o Portal da Unesp, publicada em 23/5:

A professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química de Araraquara, será homenageada com um número especial do Journal of Natural Products, uma das publicações de maior impacto na área de química dos produtos naturais. O convite foi feito pelo editor-chefe da publicação, Philip Proteau, e prontamente aceito pela professora, que é reconhecida em todo o planeta pela qualidade de sua pesquisa. Ela é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)]

O Journal of Natural Products é um periódico científico mensal, com um rigoroso corpo editorial e processo de revisão por pares, focado em pesquisa sobre a química e bioquímica de produtos naturais, em todos os aspectos: metodologias de extração e isolamento, determinação estrutural, atividade biológica, farmacológica e toxicológica, biossíntese, engenharia metabólica e química medicinal de produtos naturais. Tem fator de Impacto de 4.803, bastante elevado para área em 2022-2023.

Tradicionalmente o Journal of Natural Products faz uma edição especial por ano em homenagem a cientistas notáveis americanos e europeus na área de produtos naturais. Em 2023, a homenageada foi a professora Mary Garçon, da Universidade de Queensland, Austrália. A edição especial em homenagem à professora Vanderlan será publicada em março de 2024, e será a primeira vez que o periódico homenageia uma cientista da América Latina.

“Sempre fui apaixonada pelas pesquisas em produtos naturais da biodiversidade brasileira. Saber que terei um número especial do Journal of Natural Products é extremamente gratificante e um reconhecimento mundial da excelência de nossa pesquisa no Brasil”, declara Vanderlan, a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Química (2008-2010) e a ganhar o prêmio “Distinguished Woman in Science” (IUPAC-ACS, 2011), junto com outras cientistas mundialmente destacadas, incluindo Ada Yonath, Prêmio Nobel em Química em 2009.

Vanderlan é graduada em farmácia (1973) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve seu mestrado em química orgânica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1977, e o doutorado pela mesma instituição, em 1982, ambos sob a orientação do professor Otto Gottlieb [que era membro titular da ABC]. Em 1981 começou a lecionar no Instituto de Química de Araraquara, onde orientou e supervisionou 93 pós-graduandos e pós-docs, consolidando-se como a maior formadora de recursos humanos na química de produtos naturais no país. A maioria dos seus ex-alunos são professores e pesquisadores bem colocados nos setor acadêmico público, particular e empresarial. Sua produção científica atual, registrada na Web of Science, é de 323 artigos, com 8.241 citações e índice h=45. No Google Scholar são registradas 12.731 citações, com índice h=58. É autora de dois livros, quatro capítulos de livros, detém quatro patentes e um produto tecnológico.

“A professora Vanderlan é uma pioneira na pesquisa em produtos naturais, tem um trabalho reconhecido mundialmente e vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos na Unesp”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Maria Valnice Boldrin Zanoni. “Seu reconhecimento pelo Journal of Natural Products é celebrado por toda a comunidade unespiana.”

Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2012 e da World Academy of Sciences – TWAS, associada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2015, Vanderlan tem coordenado e participado de grandes projetos, como o Biota Fapesp, do qual é uma das criadoras, e os INCTs BioNat (coordenadora), CIBFar (vice-coordenadora). Atualmente está trabalhando para consolidar o primeiro banco de dados de moléculas da biodiversidade brasileira, com apoio da Fapesp. “Este é um antigo sonho, muito importante para as ciências básicas, futuros cientistas na área, e para a bioeconomia num país que detém uma das maiores biodiversidades do planeta, que almejo concluir antes de me aposentar”, assegura.


Conheça o Journal of Natural Products