O matemático Luis Ángel Caffarelli, membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi laureado ontem com o Prêmio Abel, uma das mais altar honrarias em Matemática. Nascido na Argentina, Caffarelli é o primeiro sul-americano a receber o prêmio concedido pelo Rei da Noruega e pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras.

Caffarelli foi laureado pelas suas imensas contribuições na área de equações parciais diferenciais. “A matemática é como um canivete suíço, em que uma mesma ferramenta pode ser usada para resolver diferentes problemas. A matemática de Caffarelli foi aplicada a muitos problemas, desde equações descrevendo a natureza até a matemática financeira”, afirmou Helge Holden, presidente do comitê de seleção do prêmio Abel.

As equações diferenciais parciais são ferramentas utilizadas pelos cientistas para prever o comportamento do mundo físico, tal qual a expansão de calor num ambiente ou o fluxo de um corpo d’água. O comunicado de anúncio da premiação destaca que nenhum outro matemático vivo contribuiu tanto para essas equações quanto Caffarelli, classificando suas inovações para a teoria da regularidade como “revolucionárias”.

Atualmente lecionando na Universidade do Texas, Caffarelli já participou de mais de 130 colaborações internacionais de pesquisa e já orientou mais de três dezenas de doutorandos em todo o mundo. “Fiquei muito feliz pois sempre tive uma admiração muito grande pelas instituições e pessoas que organizam o prêmio. Não apenas na América Latina, mas em qualquer país em desenvolvimento, sempre existem muitas pessoas se esforçando para trazer avanços para a ciência”, afirmou o laureado.

O prêmio Abel carrega o nome do matemático norueguês Niels Henrik Abel, e começou a ser concedido em 2002, data do bicentenário de seu nascimento. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para 23 de maio, em Oslo.

Assista ao anúncio do prêmio Abel 2023: