Davi Kopenawa, xamã e principal liderança do povo Yanomami, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nesta quarta-feira, 15 de março. Kopenawa, que já havia recebido o mesmo título pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), também é membro colaborador da Academia de Ciências (ABC) desde 2021.

Conhecido internacionalmente como o maior porta-voz dos indígenas Yanomami, Kopenawa é proeminente nas discussões sobre direitos humanos, políticas públicas e meio ambiente. Sua atuação foi crucial para o reconhecimento da Terra Indígena Yanomami na década de 90.

A titulação de Kopenawa nesse momento é especialmente relevante devido à crise humanitária em curso nas terras Yanomami, que estão desde janeiro sob decreto de emergência de saúde. O líder indígena fez duras críticas ao governo anterior em seu discurso.

“Minha alma está de luto. Morreram 577 crianças durante quatro anos, Jair Bolsonaro matou meu povo, minhas crianças, minha natureza, rios, peixes e deixou a doença e o veneno. Mercúrio não é comida. Garimpo ilegal nunca vai trazer benefício, nem para o índio nem para o povo da cidade”, afirmou.

Kopenawa urgiu também que os jovens Yanomami continuem estudando e buscando conhecimento para melhor defenderem seus próprios direitos e territórios. “A universidade me deu outra flecha”, agradeceu. “A luta não é só pelos Yanomami, mas por todos os indígenas do Brasil”, concluiu.