Confira o convite da UFRPE para a cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa à professora Helena B. Nader, presidente da ABC, que ocorrerá em 22/11:

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concederá, nesta terça-feira (22/11), dentro das celebrações alusivas ao 110o aniversário de fundação dos cursos de graduação que lhe deram origem, o título de Doutor Honoris Causa, a professora e pesquisadora HELENA BONCIANI NADER. A solenidade de outorga ocorrerá presencialmente a partir das 14h, no Salão Nobre da UFRPE, no prédio da Reitoria, Campus Dois Irmãos, em Recife.

A cerimônia de concessão do título será presidida pelo Reitor da UFRPE, Prof. Marcelo Carneiro Leão, pró-reitores, diretores de departamentos, estudantes e técnicos administrativos da universidade, além de sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Regional de Pernambuco, convidados para o evento.

O Conselho Universitário, órgão deliberativo máximo da instituição, homologou, em reunião extraordinária do mês de novembro do ano de 2021, a concessão do título de Doutor Honoris Causa a professora. A proposta do título honorífico foi protocolada pela docente Maria Madalena Pessoa Guerra, pró-reitora de pesquisa e pós graduação da UFRPE, tendo sido uma proposição apresentada de forma conjunta, com a participação da professora Maria do Carmo Figueredo Soares, então aposentada do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE e Secretária Regional da SBPC-PE, gestão 2019-2021, dentro das comemorações dos 70 anos da regional. O pleito foi aprovado pela Resolução no 332/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, datada de 16 de setembro de 2021, conforme o Regimento Geral desta universidade.

A homenageada, Helena Nader tem ampla trajetória de serviços prestados a ciência e a tecnologia. É indiscutível a sua contribuição em favor da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação e da cultura em geral, no Brasil e para outras partes do mundo, por meio de sua produção científica amplamente consultada. Além de inúmeros prêmios e homenagens recebidas, ela presidiu a SBPC durante três gestões, sendo a terceira mulher a ocupar o cargo de presidente desta instituição no decorrer dos 74 anos de existência.

Helena Bonciani Nader, nasceu em São Paulo, a 5 de novembro de 1947. Passou a infância na companhia dos pais e da irmã, em São Paulo e Curitiba, no Paraná, para onde seu pai foi transferido. Ainda na adolescência, Helena teve sua primeira experiência acadêmica no exterior, e foi cursar o último ano do ensino médio nos Estados Unidos.

Possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013), da ACAL (Academia de Ciências de América Latina, 2018). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sendo

a primeira mulher a ocupar este cargo, em 106 anos de existência desta academia; co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS, 2019-2021) e Presidente de Honra da SBPC desde 2017 (segunda mulher a ocupar esse título na sociedade, concedido, por meio de seu Conselho, a pessoas de notável saber que hajam prestado relevantes serviços à causa da Ciência).

Além do trabalho de excelência na pesquisa, a professora tem se destacado, desde o início da sua carreira, na atuação política em prol da ciência, tecnologia e inovação brasileiras. Exerceu várias funções administrativas, entre elas: a Pró-Reitoria de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Foi membro e coordenadora do CABF do CNPq e adjunta do comitê de Biológicas II da CAPES, membro da coordenação de Biologia da Fapesp (2006-2018). É membro de diversos conselhos, como Conselho Superior da Fapesp, CD do CNPq e Conselho do FNDCT.

É assessora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Professora visitante da Loyola Medical School (Chicago, USA), W. Alton Jones Cell Science Center (NY, USA), Istituto Scientifico G. Ronzoni (Milão, Itália) e Opocrin Research Laboratories (Modena, Itália).

Como pesquisadora, Nader trabalha com a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. Suas pesquisas envolvem glicoquímica e glicobiologia estando voltadas para o estudo da estrutura e função biológica de proteoglicanos, em especial de heparina e heparam sulfato, com especial ênfase a função desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular. Ela orientou 46 mestres, 50 doutores e supervisionou 19 estágios de pós-doutorado. A biomédica Helena Bonciani Nader é uma dessas modelos inspiradores para aqueles que desejam fazer ciência no país. Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da qual foi vice-presidente e presidente por dez anos. Ela é prestigiada cientista, reconhecida nacionalmente por universidades do Brasil, associações científicas e demais instituições, por meio da outorga de diversos títulos acadêmicos, prêmios e distinções públicas.

Seu legado, construído há mais de 40 décadas é referência para a formação das novas gerações e, particularmente a UFRPE e os sócios da SBPC-PE, se sentem honrados com essa presença constante, nos muitos eventos científicos e educacionais do país. E lembramos da canção do Milton Nascimento, que cita texto do poeta e dramaturgo Bertolt Brecht e, que parafraseamos da seguinte forma: “ Há mulheres que lutam um dia e são boas, há outras que lutam um ano e são melhores, há as que lutam muitos anos e são muito boas. Mas há as que lutam toda a vida e estas são imprescindíveis”. Nossas saudações, cumprimentos e respeito a professora Helena Nader, pessoa de muita humanidade.