Confira matéria de José Florentino, do Valor Econômico, com depoimentos da diretora da ABC, Mariangela Hungria, da Embrapa: 

No Brasil, muitos agricultores têm adotado a produção de defensivos biológicos caseiros (“on farm”) como uma alternativa para reduzir o uso de insumos químicos nas plantações e também o custo das lavouras. Mas, segundo a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, os métodos que boa parte das fazendas brasileiras adotam para produzir esses insumos representa um risco para o agronegócio e para a saúde humana.

(…)

“Muitos vendem biológicos como algo fácil, em que você faz um curso de algumas horas e pronto, mas não é assim. Mesmo alunos que vêm da graduação de biologia fazem treinamentos de meses e mestrados para se aprofundar”, disse a pesquisadora ao Valor. “Por isso há tanta contaminação no ‘on farm’”.

De acordo com a cientista, os poucos produtores que fazem o processo de forma segura são, na verdade, grandes grupos empresariais do setor, que investem milhões em biossegurança. “São empresas que produzem até mais do que muita indústria, então eu não chamaria de ‘on farm’”, realça.

Leia a matéria na íntegra no site do Valor