0Duzentos anos depois, a Independência pode ser analisada como uma obra incompleta. Para estimular o pensamento crítico sobre as vulnerabilidades que permanecem ao longo desses dois séculos e discutir o papel da universidade como peça fundamental para que o país alcance a soberania alimentar, tecnológica, ambiental e territorial, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, nos dias 15, 20 e 21 deste mês, o evento “Bicentenário da Independência e os rumos do Brasil”, no campus Praia Vermelha, na Urca, Rio de Janeiro. A inscrição é gratuita e aberta ao público, com encontros presenciais e on-line.

Questões prioritárias que ameaçam o progresso serão discutidas de forma ampla, com um time de especialistas nos diversos campos do saber, divididos em oito mesas-redondas que jogarão luz sobre as vulnerabilidades que atravancam da soberania energética à independência das mulheres.

A mesa que abre o evento será presencial, no auditório Pedro Calmon, e discutirá o papel da universidade no desenvolvimento e na construção da independência do Brasil. Estarão presentes a reitora da UFRJ, Denise Carvalho; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine; a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, o presidente da Faperj, Jerson Lima; e a reitora da UFSB, Joana Angélica. A mesa vai discutir o protagonismo das universidades na geração de riquezas e conhecimento científico para a sociedade

Nas demais mesas, que ocorrem virtualmente nos dias 20 e 21, especialistas vão debater os impasses que impedem o progresso nacional, abordando questões climáticas, sanitárias e tecnológicas, desenvolvimento sustentável, e o olhar do mercado internacional para o atual momento do país. O Acadêmico Carlos Nobre participará do último dia.

Inscreva-se!

 

 

Programação:

Dia 15 de setembro – presencial

16h – Conferência Convergências, Atividades Infraestruturadas e Múltiplas Ontologias: o fluxo das tecnologias do futuro

Participante: professor Alessandro Mongili (Universidade de Padova, Itália)

18h – Mesa Abertura: O Papel da Universidade na (Re)construção da Independência do Brasil

Participantes: Denise Carvalho (reitora UFRJ), Renato Janine (SBPC), Helena Nader (ABC) e Jerson Lima (FAPERJ) e Joana Angélica (Reitora UFSB)

 

Dia 20 de setembro – on-line

10h – Mesa 1: Desafios da Soberania Energética

Participantes: Guilherme Estrela, Maurício Tolmasquim, Clarice Ferraz e Aquilino Senra

14h – Mesa 2: Desafios da Soberania Sanitária

Participantes: Lígia Bahia, José Gomes Temporão, Paulo Gadelha e Gulnar Azevedo

16h – Mesa 3: Desafios da Soberania Alimentar

Participantes: Renato Maluf, Tereza Campelo

 

Dia 21 de setembro – on-line

10h – Mesa 4: Desafios da Soberania Tecnológica

Participantes: Luciano Coutinho, Fernando Peregrino, Carlos Gadelha e Luis Fernandes

14h – Mesa 5: Desafios para a Soberania Territorial e para a Projeção Internacional do Brasil

Participantes: José Luiz Fiori, Francisco Carlos Teixeira da Silva e Darc Costa

16h – Mesa 6: Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

Participantes: Ênio Candoti, Carlos Nobre, Esther Bemerguy, João Pacheco de Oliveira