A trajetória da membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Niéde Guidon virou tema de um espetáculo de dança da Ópera da Serra da Capivara. A cientista franco-brasileira é responsável pela descoberta de centenas de sítios arqueológicos na localidade, que revolucionaram o conhecimento sobre a presença do homem na América do Sul e muito contribuíram para o desenvolvimento regional.

Um time de 12 bailarinos de São Raimundo Nonato, Piauí, performaram um número de cancã, tradicional dança francesa, para contar um pouco da história e obra da Acadêmica, desde os estudos na França até o trabalho memorável realizado na caatinga. A homenagem marcou o retorno da tradicional ópera após as interrupções causadas pela covid-19 e envolveu mais de 300 pessoas trabalhando durante três meses.

Na estreia, centenas de pessoas lotaram a arquibancada – erguida em frente à majestosa Pedra Furada – e ovacionaram Niéde Guidon. “Tudo foi feito em conjunto com a população local”, agradeceu a Acadêmica, emocionada. O espetáculo foi tema de uma reportagem especial do Fantástico, que foi ao ar em 31 de julho.

Pedra Furada vira palco para a história de Niéde Guidon (Imagem: Youtube).

Confira a matéria do Fantástico.