A presidente da ABC, Helena B. Nader, deu uma entrevista para o Instituto Claro, lançada em formato de podcast no dia 28/6. Na presidência da ABC até 2025, a cientista tem a educação e a pluralidade na ciência como as prioridades de seu mandato. 

A professora acredita que uma educação de qualidade estimula o ato do pensamento – uma crença que Nader carrega desde a infância, quando teve professores que prezavam a formação, muito mais do que apenas a informação. “Por que que a gente quer um método científico? Não é para todo mundo ser cientista, mas a ciência te ajuda a compreender o mundo. E para entender a ciência é só fazendo perguntas”, afirma.

Segundo a Nader, educação não pode ser vista como um gasto, mas sim, um investimento a longo prazo: “Eu acho que qualquer recurso que você coloca em educação é investimento, ele vai dar retorno. Não vai dar retorno no período do mandato daquele indivíduo, mas nos anos seguintes. (…) Ou a gente faz isso, ou nós vamos andar para trás.” Na entrevista, a pesquisadora comenta os principais desafios que precisam ser enfrentados ao longo dos próximos anos, como a intromissão de algumas religiões no ambiente escolar e a valorização dos professores.

 

 

Ouça no Spotify

Ouça no Google Podcasts

Faça o download diretamente no site do Instituto Claro