Confira matéria publicada pela CNN Brasil em 23 de junho:

 

Em um documento que será enviado para os presidenciáveis a partir desta quinta-feira (23), a Academia Brasileira de Ciências elenca recomendações para valorização da ciência e da educação no Brasil.

A academia iniciou a carta afirmando que “o Brasil precisa de uma revolução na educação” e enfatiza a importância do fortalecimento na educação pública e de qualidade.

“Apesar de o país investir 6% do seu PIB em educação, esse valor, quando normalizado pelo número de alunos, resulta em um montante menor do que o investido por outras nações. O investimento brasileiro em alunos do ensino superior segue a tendência: embora maior que o montante dedicado à educação básica, ainda é inferior ao que outras nações investem em estudantes desse segmento da educação”, diz o documento.

“Além disso, 75% das matrículas estão em instituições privadas, a maioria das quais com objetivo de lucro e de baixa qualidade, contrastando com o papel dessas instituições em países desenvolvidos, onde são minoritárias”, completa. Segundo a carta da ABC, mais de 90% de toda a pesquisa realizada no país é desenvolvida nas universidades públicas.

(…)

Leia a matéria completa na CNN.