Em comemoração aos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) reúne pesquisadores sêniores do Brasil e exterior e jovens cientistas vinculados a instituições paulistas, para uma análise crítica do estado da arte da ciência em São Paulo e no Brasil, e para examinar as grandes oportunidades de pesquisa nos próximos anos. O conjunto de temas analisado será debatido em sete seminários e sintetizados em oito capítulos do livro Fapesp 60 Anos: A ciência no desenvolvimento nacional. A Aciesp é presidida pela Acadêmica Vanderlan Bolzani e conta com os Acadêmicos  Paulo Artaxo e Adriano Defini Andricopulo como vice-presidente e diretor executivo, respectivamente.

O primeiro encontro ocorrerá dia 1º de junho, de 10h ao meio-dia, e terá como temática “Internacionalização e Pesquisa Colaborativa”. Entre os palestrantes confirmados estão: Helena B. Nader, presidente da ABC; Glaucius Oliva, vice-presidente da ABC para a Região São Paulo; e os Acadêmicos Jorge Almeida Guimaraes (Embrapii) e Edgar Dutra Zanotto (Dema-UFSCar). O encontro será coordenado pelo Acadêmico Hernan Chaimovich Guralnik.

Confira o resumo do seminário: Na sociedade globalizada de hoje, pesquisa colaborativa é essencial. A transdisciplinaridade domina as áreas mais inovadoras, e a internacionalização da ciência tem que abrigar todas as áreas e regiões do país, e é forte aspecto da democratização da ciência.

A transmissão do evento será ao vivo através do Zoom. Inscreva-se e participe!