A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem como um de seus propósitos estimular o corpo docente na busca por relevância e excelência profissional. É o que acontece com Normanda Araujo de Morais, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), escolhida como editora-chefe da REVISTAq, produzida em comemoração aos 70 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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A conquista de Normanda ocorreu por meio de um processo seletivo entre membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para compor o comitê editorial. A pesquisadora exalta o feito e conta o que a motivou a participar do projeto: “Candidatei-me por entender que os quatro anos em que passarei como membro afiliada (2021-2024) passam rápido e que gostaria de aprender o máximo que posso a partir das oportunidades que a ABC nos possibilita. Alegro-me especialmente por ser uma mulher, nordestina, da Unifor e oriunda das ciências humanas a assumir essa posição”.

Prestes a completar 11 anos de atuação na Universidade, a docente coordenou por seis anos, de 2015 até 2022, o PPGP e foi contemplada por editais de pesquisa. Com uma lista extensa de experiências no meio acadêmico, ela ressalta a importância de cada fase vivenciada e partilha as conquistas profissionais com o corpo docente e discente.

“Na Unifor, posso dizer que encontrei um solo muito fértil para desenvolver minha vocação de professora e pesquisadora. São marcas valiosas que trago em minha trajetória profissional. Sou grata à Unifor, meus colegas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e orientandos/as por tudo que me permitiram aprender nesse tempo”, destaca Normanda.

Edição comemorativa aos 70 anos do CNPq

Desenvolvida em parceria com a ABC, a revista mostra o passado, presente e futuro do CNPq, por meio de artigos históricos e uma linha do tempo, com dados estatísticos e relatos pessoais nos textos. Entre os princípios estabelecidos, são valorizadas todas as áreas do conhecimento, assim como a garantia de diversidade regional e de gênero entre os autores. Para esta edição, foram convidado(a)s cientistas seniores e jovens de excelência.

Para atrair atenção do público jovem, foi desenvolvida a seção “GERAÇÃOq”, com a finalidade de ser compartilhada em instituições de ensino básico e alunos de graduação. O espaço busca estimular a reflexão da juventude sobre a oportunidade de seguir a carreira de cientista. Os textos mostram quais são as atribuições dos cientistas brasileiros, além de destacar o cenário para o desenvolvimento de pesquisas.

Normanda integrou o comitê editorial da revista com outras três pessoas: Juliana Martins e Mariana Galiza, colaboradoras do CNPq, e Elisa Oswaldo-Cruz Marinho, gerente de comunicação da ABC. A docente explica sobre o processo de produção: “Trabalhamos o tempo todo de forma muito coletiva, pensando cada seção e artigo que comporia a revista, o nome dela, os nomes do(a)s articulistas, escrita de textos, revisão de todos os artigos de todas as seções e discutindo com a empresa responsável o projeto gráfico e diagramação”.