É com muita satisfação que a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), comunica a abertura da Chamada 2023 para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL). É a primeira vez que o Programa é realizado de forma conjunta entre ABC e Fapesp, parceria que foi fundamental para sua retomada.

O PAPL foi criado pela ABC em 1994 para oferecer aos estudantes universitários a oportunidade de estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da Academia, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas. Nesta edição do programa, serão selecionados 50 alunos de graduação de todo o Brasil, das diversas áreas do conhecimento, sendo 25 alunos do Estado de São Paulo que estagiarão em outros Estados e 25 alunos de todo o restante do Brasil que estagiarão em laboratórios paulistas.

Os estudantes interessados poderão se inscrever até o dia 30 de junho de 2022. As listas dos laboratórios disponíveis para estágio podem ser consultadas aqui para estudantes de São Paulo e aqui para estudantes fora de São Paulo. Após essa etapa, todos os interessados serão avaliados por uma comissão e os selecionados passarão para a etapa de envio de propostas na plataforma da Fapesp junto ao orientador designado. A ABC conta com a colaboração das universidades e demais instituições para que divulguem o programa entre seu corpo estudantil. 

Confira o edital completo.

Estudante de SP: Inscreva-se aqui!

Estudante de outros estados: Inscreva-se aqui!

Dúvidas: papl@abc.org.br