No dia 14 de abril aconteceu a entrega presencial da Medalha Henrique Morize, outorgada em 2021 ao físico Ildeu de Castro Moreira durante Sessão Solene conjunta da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Conrado Wessel (FCW) e da Marinha do Brasil.

Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 pela ABC para reconhecer indivíduos ou instituições com contribuições expressivas para o desenvolvimento da ciência brasileira. O nome da premiação é uma homenagem ao primeiro presidente da ABC, Henrique Charles Morize. “Um cientista com serviços muito relevantes para a ciência brasileira e um ídolo para todo físico”, nas palavras do vencedor de 2021, Ildeu Moreira.

Além de professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moreira também leciona no Programa de Pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na UFRJ, e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz. Sempre atuante na esfera pública, o pesquisador foi diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo um dos criadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Foi um dos coautores, junto ao Acadêmico José Murilo de Carvalho, do livro “Ciência no Brasil”, que comemorou o centenário da Academia Brasileira de Ciências. Também foi responsável pela digitalização e disponibilização de todo o acervo dos Anais da ABC na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Mais recentemente, presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2017 e 2021, quando esteve muito próximo da ABC na defesa e valorização da pesquisa brasileira.

“Como presidente da SBPC, o professor Ildeu de Castro Moreira teve participação importantíssima na defesa da ciência no Brasil. Foram anos difíceis, com cortes de verbas, negacionismos e confrontos do governo com a comunidade científica”, declarou o presidente da ABC, Luiz Davidovich, lembrando dos discursos negacionistas sobre pandemia, clima e desmatamento que proliferaram nos últimos anos.  “Durante esse período, ABC e SBPC estiveram juntas na defesa da ciência, no combate à desinformação e na luta contra os violentos cortes orçamentários que depauperaram as instituições e prejudicaram o futuro sustentável do país. Essa homenagem é pela luta e companheirismo que sempre demonstrou com a Academia”, completou.

Na mesma linha, Ildeu agradeceu a ABC e seu presidente pelo trabalho conjunto. “Participamos da criação da Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, lutamos juntos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pelo financiamento do CNPq”, lembrou o premiado. Além dos esforços no Parlamento, ABC e SBPC estiveram lado a lado com a sociedade civil em iniciativas como o Pacto pela Vida e o Brasil pela Democracia. “Mostramos que apesar das estruturas diferentes, nossas instituições podem e devem trabalhar em estreita sintonia”, finalizou.

Ildeu Moreira e Luiz Davidovich (foto: Ana Clara Schmid/ASCOM ABC).