O mundo está experienciando a maior crise de refugiados já registrada. Segundo estimativas do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, da sigla em inglês), mais de 84 milhões de pessoas estavam nessa situação em meados de 2021, número que certamente cresceu com a escalada da guerra na Ucrânia.

Pensando nesse problema, a Academia Mundial de Ciências (TWAS), a Parceria InterAcademias (IAP) e o Conselho Internacional de Ciências (ISC) lançaram a iniciativa Science in Exile, que visa dar suporte para cientistas que se encontrem deslocados. O grupo trabalhou em um documento delineando compromissos globais necessários para ajudar acadêmicos em risco no curto, médio e longo prazo.

A Declaração “Apoiando cientistas em risco, deslocados e refugiados: Um chamado para ação” será lançada oficialmente no próximo dia 20, às 08:00 (horário de Brasília), em evento online que contará com a participação de cientistas do mundo inteiro. A partir do lançamento, organizações e instituições interessadas poderão assinar o documento e registrar seu apoio às diretrizes nele contidas.

Registre-se para participar.

Para mais informações, acesse o site da iniciativa.