SEMINÁRIO HÍBRIDO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A ENGENHARIA NACIONAL

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) convida o público para o evento o dia 11 de abril, das 17h às 19h, no Auditório American Express do IAG da PUC- Rio.

O evento será coordenado pelo Acadêmico José Roberto Boisson, que também lidera o Comitê Engenharia do Futuro na ANE e fará o lançamento, na ocasião, do documento Engenharia do Futuro

A abertura será feita pelo presidente da ANE, Francis Bogossian, também presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP), e pelo coordenador Boisson. 

O palestrante principal será o Acadêmico da ANE João Irineu Medeiros, diretor de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul. Este é um grupo automotivo multinacional, formado a partir a fusão da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group.

Os debatedores convidados são:

  •  Helio Waldman
    Engenheiro elétrico, doutorado na Universidade de Stanford. Professor aposentado e ex-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e ex-pró-reitor de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  • José Roberto Piqueira
    Engenheiro elétrico doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), onde é professor titular. É presidente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
  • Paulo Alcântara Gomes
    Engenheiro civil, doutor em ciências em engenharia civil, na área de estruturas. É presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e pró-reitor de Engenharia, Inovação e Tecnologia da Universidade Candido Mendes (UCAM). Também é vice-presidente da Academia Pan-Americana de Engenharia.

O moderador será o membro da ANE Nelson Martins, engenheiro eletricista doutorado pela Universidade de Manchester (UK), assistente da Diretoria-Geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e comendador da  Ordem Nacional do Mérito Científico do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Evento: Seminário Desafios e Oportunidades para a Engenharia Nacional
Data: 11 de abril de 2022
Hora: 17:00- 19:00
Local: Auditório American Express – IAG PUC- Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro