Seis estudantes brasileiros participarão do 71o Encontro Lindau com Prêmios Nobel (71st Lindau Nobel Laureate Meeting), que, este ano, reúne jovens pesquisadores em um encontro com vencedores do Prêmio Nobel de Química. O evento, que será realizado do dia 26 de junho a 1º de julho, na cidade de Lindau, na Alemanha, reunirá um seleto grupo de 611 pesquisadores de todo o mundo, escolhidos com base em suas realizações profissionais. Na edição de 2022, que é dedicada à área de química, cerca de 30 vencedores do Prêmio Nobel irão comparecer.

A Academia Brasileira de Ciências é responsável pela indicação dos estudantes brasileiros. Entre os critérios de seleção estão o currículo do candidato, bem como cartas de recomendação. Foram selecionados:

Ariane Schmidt dos Santos 
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ayla Galaço 
Pós-doutoranda do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

David Willian Oliveira de Sousa 
Bolsista do Programa de Pós-doutorado Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), atuando na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020),

Helena Mannochio Russo 
Doutoranda do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara).

Franco Della Felice (2020) 
Doutorando do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Marcileia Zanatta (2020) 
Pesquisadora júnior no Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Os dois últimos foram selecionados para participar do encontro de 2020, que foi cancelado em função da pandemia. Por isso, foram incorporados ao evento deste ano.