Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, a Fapesp reunirá especialistas numa série de debates sobre a contribuição do Modernismo para a literatura, as artes visuais, a música e o cinema. Os eventos ocorrerão nesta quarta (16/02), quinta (17/02) e sexta-feira (18/02).

“Muito mais do que reminiscências históricas, as palestras e conferências analisarão o impacto do Modernismo na vida cultural, acadêmica e artística e estabelecerão paralelos com a sociedade atual”, diz [o Acadêmico] Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp.

A série será inaugurada na quarta-feira, às 10 horas, com a 8ª Conferência Fapesp 60 anos, que terá como tema “O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural”. O evento terá a participação de Telê Ancona Lopez, da Universidade de São Paulo (USP), Jacqueline Penjon, da Universidade da Sorbonne Nouvelle, na França, e Walnice Nogueira Galvão, também da USP. Flávia Camargo Toni (USP) fará a moderação dos debates.

No mesmo dia, à tarde, terá início o ciclo de conferência e debates “Modernismos, passado e futuro”, com foco na literatura, música, artes visuais, artes cênicas, fotografia, cinema, entre outros. “O propósito é discutir o potencial da pesquisa nessas áreas, entendidas de maneira ampla e sintonizada com desafios contemporâneos”, explica Esther Hamburger (USP), que participou da organização dos debates com a diretoria científica da Fapp.

Às 14 horas, na mesa-redonda “Escritas, arquivos e ressignificações”, Marcos Antonio de Moraes, da USP; Lígia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Pedro Meira Monteiro, da Princeton University (Estados Unidos), debaterão a produção literária no Modernismo, com moderação de Mirhiane Mendes de Abreu, da Unifesp. Às 16h30, Ismail Xavier (USP) proferirá a conferência magna “Modernismo e Cinema”, tendo Marta Arretche, da USP, como moderadora.

Na quinta-feira, às 16 horas, a mesa-redonda “Imagens, migrações e Memórias”, coordenada por Esther Hamburger, reunirá em debate Tadeu Chiarelli, da USP; Robert Stam, da New York University (Estados Unidos), e Beatriz Jaguaribe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Encerrando a série, na sexta-feira, às 16 horas, a mesa “Artes, criação e pesquisa” contará com a participação de Vera Siqueira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Fernando Iazzetta, da USP, e Renato Ferracini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O debate será moderado por Maria de Fátima Morethy Couto, da Unicamp.

Todos os eventos serão virtuais, com transmissão pelo canal da Agência Fapesp no YouTube.

As inscrições podem ser feitas em: fapesp.br/eventos/semanartemoderna/inscricao.