A Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) – entidade associativa da comunidade brasileira de ciência e tecnologia para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país – mudou sua liderança. O ex-ministro de C&T Celso Pansera, que atuou como secretário-executivo desde a fundação da entidade, passou o cargo para Fábio Guedes Gomes, que passará a coordenar os trabalhos, ações e conduzir as deliberações do Conselho Diretor da entidade. 

Fábio Guedes Gomes é economista, com mestrado em economia regional e doutorado em administração,  com área de concentração em gestão pública e instituições. Atua como professor de economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desde 2008. Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UFAL). É membro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL, desde 2015) e  do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió, desde 2019). É diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal, 2015-2020 e desde 2021). 

Gomes já atuou como membro do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, 2020), do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI, 2019-2020), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed, 2020-2021). Foi secretário de Estado da Educação de Alagoas (Seduc, 2020-2021) e presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap, 2020). 

Fazem parte do Conselho Diretor da ICTP.Br:

ABC – Academia Brasileira de Ciências

Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Conif – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Confies – Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições Federais de Ensino Superior

Consecti – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação

IBRA-CHICS – Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas & Sustentáveis

SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência