Crósta durante posse como Membro Titular da ABC – Foto: W. U. Reimold

O Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Álvaro Penteado Crósta, professor titular do Departamento de Geologia e Recursos Naturais da Unicamp, recebeu uma dedicatória no livro “Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI”, edição especial da Geological Society of America (GSA) de 2021.

O livro trata da conferência de mesmo nome realizada em 2019 no Brasil. Crósta foi um dos principais organizadores do evento, mas não pôde participar devido a um problema de saúde, que também o impediu de ser um dos editores da publicação.

O texto rememora a carreira de Crósta e enaltece sua importância no estudo de crateras de impacto. “Existem hoje nove estruturas de impacto confirmadas no Brasil, e Alvaro foi instrumental na confirmação de todas elas”, aponta a dedicatória. A publicação também destaca que o trabalho de Crósta na formação de uma nova geração de cientistas o coloca na “vanguarda da ciência de crateras na América do Sul”.

Em matéria do Jornal da Unicamp, Crósta disse estar “profundamente emocionado” com a homenagem, e celebrou o êxito da conferência e a importância do livro que dela resultou. “Foi a primeira vez que o evento ocorreu na América do Sul e representou um fórum de destacada importância científica internacional para o avanço do conhecimento desse tipo de processo geológico planetário”, afirmou.

Leia a dedicatória completa, em inglês.

 

Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI