Confira a reportagem publicada em 17/12 no Gaúcha Zero Hora, abordando a trajetória e a mais recente conquista de Angela Wyse, membro titular ABC, empossada na Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). 

Ciência é coisa de mulher. E se você ainda duvida, há um time de gaúchas que está aí para provar o contrário: Angela WyseClarissa FrizzoFernanda StaniscuaskiLuiza Frank e Silvana Rempel são cientistas daqui que tiveram seus trabalhos reconhecidos internacionalmente em 2021. 

(…)

A seguir, conheça a história e saiba mais sobre a pesquisa da cientista Angela Wyse:

Foi na graduação que Angela Wysese apaixonou pela bioquímica. Logo nos primeiros semestres, a aluna da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) tomou uma decisão que virou o norte de sua vida profissional: queria ser professora. A versão da cientista aplicada, premiada e, hoje, reconhecida internacionalmente, surgiu só depois, ao ingressar no mestrado e no doutorado na UFRGSnos anos 1990.

(…)

Em novembro deste ano, Angela foi empossada como membro da Academia Mundial de Ciências, que conta com cientistas de mais de cem países – e, ainda, uma minoria feminina. Entre os brasileiros que integram o rol de nomes, por exemplo, pouco mais de 20% são mulheres. Em 2020, a cientista também virou notícia por mais um reconhecimento mundial: foi uma das vencedoras do prêmio Cientista do Ano do instituto norte-americano International Achievements Research Center.

— O fato de ganhar prêmio dá visibilidade para a ciência, é bom para todos. Não é só para a Angela, mas para os meus alunos, colegas, a instituição, o Brasil. Quero incentivar meninos e meninas a se tornarem grandes profissionais — defende a cientista.

Hoje, Angela é professora e pesquisadora no departamento de bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS e trabalha na área das doenças neurodegenerativas e neurometabólicas, investigando fatores de risco para o Alzheimere oParkinson, por exemplo. Em seus estudos, ela também atua com a prevenção e o tratamento dessas doenças, além de se aprofundar no segmento da memória. E mais: ainda está à frente de um projeto para estimular o gosto pelas ciências em escolas públicas. 

Nas horas vagas, ainda sobra tempo para curtir outra paixão, a literatura. Angela já lançou um livro, o NeuroPoesia (2016):

— Escrevo, gosto de moda, de ler, de viajar. Sou dedicada ao trabalho, mas consigo dividir o meu tempo. Cientista como pessoa excêntrica, que não gosta de conviver com os outros, não é uma realidade para mim. Também quero tirar um pouco essa ideia de que cientista é alguém distante da maioria.

 

Acesse a reportagem completa.