12º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC
APLICAÇÕES FÍSICAS
30 de novembro, 3ª feira, às 16h (GMT-3) 

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentaram suas contribuições à ciência ao longo do ano.

Esta será a 12ª e última edição dos simpósios, coordenada pela diretora da ABC Márcia Barbosa (UFRGS).

Veja quem serão os palestrantes e os títulos de suas apresentações:

Leonardo Campos, Leticia Palhares, Ricardo Garcia e Rita dos Anjos

 

Professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou pós-doutorado em física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Investiga propriedades quânticas relacionadas ao transporte eletrônico em nano materiais bidimensionais.

 

Professora adjunta do Departamento de Física Teórica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorada em física pela UFRJ, com um ano sanduíche no Instituto de Física Teórica do CEA-Saclay, na França. Foi Humboldt Post-doctoral fellow na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e recebeu em o prêmio nacional L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência 2014 . Pesquisa estados e transições de fase da cromodinâmica quântica.

 

É pesquisador do Instituto Serrapilheira e bolsista Jovem Pesquisador da Fapesp, atuando na Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp). Tem uma posição de tenure track no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, em São Paulo, e é pesquisador associado Simons no Abdus Salam/ICTP, em Trieste, na Itália.  Doutorado pelo Instituto de Física Interdisciplinar e Sistemas Complexos, na Espanha., e pós-doutorado no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton (EUA). Atua na área de física estatística com aplicações em ecologia. 

 

Professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor Palotina. Doutorada em física pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Trabalha com raios cósmicos de energias acima de 1EeV (Observatório Pierre Auger) e energias entre 10GeV e 100TeV (Cherenkov Telescope Array – CTA). Em 2020 recebeu o prêmio Mulheres na Ciência da L’Oréal, Unesco e ABC. 

INSCREVA-SE AQUI EM BREVE

ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao