Na próxima segunda-feira, 29 de novembro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) organizará o “Dia em Defesa da Pós-graduação”. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) estará representada pela sua vice-presidente Helena B. Nader.

A mobilização foi convocada em resposta à disposição da Capes em manter a Análise de Propostas para Cursos Novos (APCN) para o fim deste mês. O processo de análise ocorre normalmente após a avaliação quadrienal da entidade, que foi suspensa em setembro deste ano. Realizar a APCN antes da avaliação é considerado uma distorção, pois, sem dados sobre a qualidade média dos cursos ativos, abre-se margem para a criação de novas pós-graduações que não seriam aprovadas em condições normais.

Defender que a análise de novos cursos aconteça somente após a avaliação dos cursos existentes é defender a qualidade da pós-graduação brasileira. A mobilização liderada pela SBPC promoverá um tuitaço sobre o tema, seguido por painéis e mesas-redondas que serão transmitidos ao vivo no canal da Sociedade no YouTube.

Confira a programação preliminar:

9h: TUITAÇO

#EmDefesadaPosGraduacao #SOSPos-graduacao #SOSPesquisa #SOSCAPES

9h30m:  ABERTURA

Participantes: Renato Janine Ribeiro (USP/Presidente da SBPC), Cláudia Queda de Toledo (Presidenta da CAPES) e ex presidentes da Capes (Jorge Almeida Guimarães, Carlos Nobre, Carlos Jamil Cury), Vice Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, presidentes da Associação de Docentes do Ensino Superior (ANDIFES), Marcus Vinicius David, da Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG), Flavia Calé e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós Graduação (FOPROP), Carlos Henrique de Carvalho.

13h30 às 15h00: Mesa-redonda: DIVERSIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Coordenadora: Miriam Grossi (UFSC / Diretoria SBPC)

Palestrantes: Cleber Santos Vieira (Associação de Pesquisadores Negros), Luciana Tatagiba (Unicamp, Rede Brasileira de Mulheres Cientistas), Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ, Associação Brasileira de Estudos de Homocultura)

15h às 17h:  Painel: A PÓS-GRADUAÇÃO EM PERIGO? SEU FINANCIAMENTO

Coordenadora: Fernanda Sobral (UnB/Vice-Presidente da SBPC)

Participantes: Deputados da Comissão de Educação (Alice Portugal-PCdoB, Rogério Correia-PT, Lídice da Mata-PSB – a confirmar,   e Ivan Valente-PSOL ), Emmanuel Tourinho (Reitor da UFPA) e Sandra Goulart (Reitora da UFMG)

17h às 18h30 – Painel: O CTC FALA

Coordenadora: Debora Foguel (Conselheira da SBPC e Coordenadora de área)

Participantes: Paulo Jorge Parreira Santos (UFPE), José Roberto Mineo (UFU), Edson Fernando D’Almonte (UFBA), Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS) e Robert Verhine (UFBA).