O Acadêmico Luiz Carlos Dias foi nomeado vencedor da primeira edição do prêmio Oswaldo Luiz Alves, conferido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A premiação será conferida à “a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira, num dado período abrangido e analisado”.

Dias é doutor em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também é professor titular e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19. É membro titular da ABC e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Quinzenalmente, publica análises sobre a pandemia no Jornal da Unicamp.”Esse Prêmio honra um dos maiores cientistas desse País e um ser humano exemplar, que superou muitos obstáculos e mostrou como educação e oportunidades fazem a diferença. Oswaldo Luiz Alves é um dos gigantes da Ciência brasileira!”, declarou o Acadêmico, em nota. “Eu me sinto muito privilegiado e ainda mais motivado para continuar fazendo ciência relevante do ponto de vista social, em colaboração com duas organizações sem fins lucrativos fantásticas, que estão salvando milhões de vidas de pessoas vulneráveis em países de baixa renda, a Medicines for Malaria Venture e a Drugs for Neglected Diseases initiative.”  Atualmente, o professor está envolvido nessa que é a primeira parceria envolvendo a MMV e a DNDi na América Latina, que tem como principal objetivo desenvolver novos fármacos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais como malária e Chagas.

A honraria é uma homenagem póstuma ao cientista e vice-presidente da ABC para a região São Paulo (2019-22) Oswaldo Luiz Alves, morto em julho de 2021. Em vida, Alves foi uma peça fundamental para a SBQ, atuando ativamente desde a sua fundação, em 1977. O químico ocupou cargos de liderança entre 1994 e 2006, tendo sido eleito o primeiro diretor da instituição (eleito por dois mandatos consecutivo, 1994-96 e 1996-98); em seguida, presidente (1998-2000); e por fim, passou 6 anos como membro do Conselho Consultivo (2000-06). Saiba um pouco mais do legado do químico aqui.  

Por conta da pandemia, as premiações da SBQ serão entregues em cerimônia online, durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ, que ocorrerá no dia 24 de novembro, das 16:00 às 17:00.