Webinários da ABC, Ed.47
TRANSFORMANDO PESQUISA EM TERAPIAS EFICAZES
26 de outubro, 3ª feira, 16h (GMT-3)

Da bancada do laboratório nas instiuições de pesquisa até a prateleira das farmácias ou à aplicação clínica. Este é um longo processo percorrido por pesquisadores e outros especialistas que se envolvem com a medicina translacional e querem materializar seus conhecimentos em favor da população em geral.

Para discutir esse tema tão importante para a sociedade e apresentar exemplos práticos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

Protásio Lemos da Luz, Fernanda De Felice e Diogo Onofre de Souza

 

“Exemplos práticos de medicina translacional”

Professor titular sênior do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente da Associação Brasileira de Cardiologia Translacional. Médico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em cardiologia pela USP e pós-doutorado em critical care medicine pela Universidade da Califórnia do Sul (EUA). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. 

  • Fernanda De Felice (UFRJ/Idor)

Doença de Alzheimer, hormônios e exercício físico”

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cientista colaboradora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Bióloga, com mestrado e doutorado em química biológica pela UFRJ e pós-doutorado em neurobiologia da doença de Alzheimer pela Northwestern University (EUA). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2008 a 2013.

“A descoberta científica não é propriedade de quem descobre, é patrimônio da humanidade”

Médico e pesquisador em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutor em neurociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós doutorado na Universidade de Londres (Reino Unido). Liderou a criação de uma pós-graduação em educação em ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro coordenador. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o diretor Francisco Laurindo (USP).


Inscreva-se em https://bit.ly/abcwebinario47

Assista em www.abc.org.br/transmissao