A Acadêmica Elisa Reis

Na última semana, chegou ao fim o mandato da Acadêmica Elisa Reis como vice-presidente do International Science Council (ISC). Anteriormente, a socióloga já havia exercido dois mandatos no International Social Science Council (ISSC), que se fundiu em 2018 ao International Council for Science (ICSU) para formar o atual ISC.

Sobre os primeiros três anos da nova entidade, Reis avalia que “foram, naturalmente, muito intensos. Sob a presidência de Daya Reddy, levamos a frente um enorme conjunto de tarefas que, apesar das dificuldades causadas pela pandemia, criaram sólidas bases para o contínuo avanço dos objetivos e metas do ISC”.

A fusão realizada em 2018 marcou uma aproximação entre as ciências sociais e naturais, refletindo a necessidade de abordagens transdisciplinares para os desafios globais. “A união dos dois Conselhos ilustra bem como cientistas dos diversos ramos da ciência têm convergido, no sentido de reconhecer a urgência do diálogo e da colaboração entre todas as disciplinas. Nesse processo, as fronteiras entre as chamadas ciências duras e as ciências sociais vêm se tornando mais permeáveis, mais abertas ao diálogo”, avaliou Reis.

Quanto ao futuro, a Acadêmica destacou a eleição de Helena Nader, vice-presidente da ABC, para compor o conselho diretor do ISC. “Ainda há um longo caminho no estreitamento dos diálogos interdisciplinares, mas não tenho dúvida que o ISC vai avançar nesta direção. Neste sentido, é com muita satisfação e entusiasmo que vejo a eleição de Helena Nader para a nova diretoria do ISC. Não tenho dúvida que ela terá um papel relevante para o avanço nesta direção, além de contribuir para ampliar a participação da comunidade científica do Sul Global”.

Confira a matéria sobre a eleição de Helena Nader para o novo conselho diretor da entidade.