Nos dias 21 e 22 de outubro ocorrerá presencialmente o “Encontro Espaço para Mulheres: Iniciativas, desafios e oportunidades para as mulheres no espaço” em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). O evento é uma iniciativa das Nações Unidas, Brasil e EAU e estava programado para ocorrer em 2020, tendo sido adiado por conta da pandemia. 

O encontro visa discutir como as pesquisas espaciais podem alcançar as mulheres e garantir que elas possuam um papel ativo e igualitário em suas diversas áreas. As participantes terão a oportunidade de acompanhar aulas, apresentações, discussões e fortalecer redes de contato internacionais. As atividades tem como objetivo promover a participação feminina na ciência, de acordo com o que propões os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs, da sigla em inglês) 4 e 5, respectivamente, Igualdade de Gênero e Educação de Qualidade.  

O Brasil é representado no evento pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As inscrições estão abertas até 31 de agosto, e podem ser feitas por aqui. 

Saiba mais sobre a iniciativa Espaço para Mulheres das Nações Unidas.