Integrantes do Programa de Água da Ianas reunidos no dia 8/12. José Galizia Tundisi e Marcos Cortesão representaram a Academia Brasileira de Ciências.

 

Em 8 de dezembro, integrantes do Programa de Águas da Ianas se encontraram para uma reunião virtual de trabalho. A ABC foi representada pelo Acadêmico José Galizia Tundisi e pelo secretário-executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão.

Na ocasião, além de uma apresentação mais ampla das atividades e dos desafios enfrentados pela Rede em tempos de pandemia, os participantes conversaram sobre o andamento das atividades previstas no plano estratégico elaborado na reunião de 2019. Além disso, também foram debatidos projetos adicionais que se encontram em andamento, destacadamente a publicação “Qualidade da Água: Ecossistemas e Saúde Humana”, que tem lançamento previsto para 2021.

Já no dia 15 de dezembro, representantes das Academias no Programa de Mulheres na Ciência da Ianas se reuniram para analisar o andamento dos projetos planejados no encontro de 2019. A Acadêmica e diretora Marcia Barbosa representou a ABC na reunião, acompanhada por Marcos Cortesão, secretário-executivo de Relações Internacionais.

Nesse encontro virtual, as Academias tiveram a oportunidade de relatar as atividades desenvolvidas no âmbito doméstico. Em nome da ABC, Marcia Barbosa destacou a realização do Fórum Mundial para Mulheres na Ciência, organizado pela Academia em fevereiro, assim como a continuidade do Programa L’Oréal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência, que acontece de 2006 e premia jovens pesquisadoras brasileiras com projetos científicos de alto mérito. Ela também chamou atenção para as últimas duas eleições de novos membros da ABC, em que mulheres representaram quase metade dos eleitos.