Em homenagem ao Dia Nacional da Amazônia Azul, a Academia Brasileira de Ciências publca o vídeo da Marinha brasileira, que ressalta a riqueza em todos os níveis que nossos 5,7 milhões de km2 de águas representam para o país.

O Acadêmico Luiz Drude de Lacerda, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Oceanos da ABC, destacou nessa data a  iniciativa da ONU de tornar o período 2021-2031 na “Década dos Oceanos”, visando a preservação dos ecossistemas marinhos e seus serviços socioambientais. “A ABC apoia e endossa a iniciativa e promove ações em sintonia com a atuação da ONU, dentre elas a preparação de um documento sintetizando os principais vetores, pressões e impactos do Antropoceno sobre os oceanos, com ênfase no Atlântico Sul e a resposta da ciência oceanográfica no Brasil a esses desafios”.

O documento pretende, em linguagem clara, simples e objetiva, aumentar a percepção dos tomadores de decisão no enfrentaremos das questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos usos e serviços oceânicos das atividades humanas relacionadas ao mar e a preservação de seus ecossistemas. O lançamento se dará em breve.