Exclusivo para os membros afiliados da ABC com mandato vigente, o I Workshop Online dos Membros Afiliados da ABC foi organizado pelos representantes eleitos Ana Chies Santos (UFRGS), Raquel de Melo Minardi (UFMG), Jaqueline Godoy Mesquita (UnB) e Rodrigo Nunes da Fonseca (UFRJ).

O objetivo foi aumentar a integração entre os membros, possibilitar a apresentação dos membros eleitos em 2020, de modo que todos pudessem conhecer as áreas de pesquisa dos colegas, bem como compartilhar experiências científicas e relacionadas à carreira.

 

Os 64 participantes escolheram os grupos de trabalho do qual queriam participar no formulário de inscrição. O workshop começou em conjunto, com uma curta fala de boas-vindas feita por Ana Chies e Raquel Minardi, seguida por um vídeo enviado pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich.

A seguir, foi apresentado pelos organizadores o roteiro do evento  e os membros afiliados foram divididos aleatoriamente em seis salas, nas quais puderam se apresentar e conversar em pequenos grupos.

Ao voltarem para a sala principal, foi feita uma nova divisão, em sete salas temáticas. Saiba mais sobre as discussões:

Bolsas de Produtividade e Qualis

Divulgação científica

Financiamento e interdisciplinaridade

Fuga de cérebros

Internacionalização

Liderança científica

Por fim, foi realizada uma happy hour durante uma hora, na qual os pequenos grupos eram modificados aleatoriamente de 15 em 15 minutos, possibilitando uma interação mais livre e dinâmica.

O desdobramento do evento será a criação de grupos de trabalho sobre os temas discutidos e as mentorias (veja a agenda aqui).

Os membros afiliados e ex-membros afiliados estão se inscrevendo nos grupos e em breve teremos novas notícias.