Alguns Acadêmicos enviaram para as Notícias da ABC algumas palavras sobre o querido amigo e companheiro de trabalho, o recém falecido membro titular da ABC, Elisaldo Carlini.

Rubens Belfort Jr., Vanderlan Bolzani e Helena B. Nader

 

Rubens Belfort Jr.

Década de 60, estudante da Escola Paulista de Medicina conheci o Carlini  através de um artigo.

Me lembro até hoje, mostrava a obrigação da Universidade criar conhecimento, promover sua difusão e, frisava bastante, ter inserção importante na comunidade.

Nestes sessenta anos, foi sempre o grande influencer, magnetizando alunos, colegas e todos pelas suas ideias e condutas.

Feliz eu, como muitos, sempre termos estado próximos do Carlini. Indiretamente como aluno, como colaborador em suas atividades na Escola Paulista de Medicina, nas Academias e junto a vários órgãos do governo, na criação de um sistema adequado de aprovação e registro de medicamentos, bem como na melhoria da Universidade. Todas as discussões, planejamento e finalmente o surgimento da Anvisa.

Inúmeras vezes fui testemunha de sua coragem, participação política séria e incrível trato adequado dos bens e recursos públicos.

Carlini foi muito além do uso medicinal da maconha, da necessidade de harmonização do uso de drogas terapêuticas – com ênfase especial nos analgésicos poderosos, que pudessem aliviar a dor de tantos em situação critica. São inúmeros exemplos.

Teve sempre visão clara e didática da medicina ter de alcançar a todos, da importância da ciência e a maneira de estimular e ampliar esses conhecimentos em benefícios da sociedade e gerações seguintes.

Um PROFESSOR de fato, um CIENTISTA exemplar, um CIDADÃO moderno e GUERREIRO incansável.

Morreu jovem, como viveu. Idealista, sempre querendo mais ciência e felizmente cercado de familiares e amigos.

 

Vanderlan da Silva Bolzani

O professor Carlini, sempre à frente de seu tempo, além de médico e cientista, foi uma grande liderança desde jovem, em defensa dos direitos de todo o cidadão – à educação, à saúde à segurança social.

Desenvolveu um extraordinário trabalho, reconhecido em todo o mundo, sobre os produtos naturais da Cannabis sativa, família das Canabiáceas, popularmente conhecida como “maconha”.

Temos que louvar suas pesquisas sobre a farmacologia dos canabinóides. Querido professor Carlini, onde você estiver agora, sei que está feliz: o Epidolex (Canabidiol) é um medicamento aprovado pelo FDA [Food and Drugs Administration, dos EUA]!

 

Helena B. Nader

O trabalho do professor Carlini dá significado ao conceito de universidade: a busca do novo na fronteira do conhecimento, com engajamento social, coragem e dedicação.

Sua vida foi dedicada à ciência e ao Brasil, sempre na luta por uma universidade de qualidade, inclusiva, democrática, por um país com educação e justiça social.

Homenageio o grande cientista, com um trecho do poema “Saber Viver”, de Cora Coralina, que define esse grande mestre:

“Não sei… se a vida é curta
ou longa demais para nós,
mas, sei que nada
do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas…

 

Vá em paz, Elisaldo Carlini. E obrigada por tudo.