Leia a carta assinada pelo presidente da ABC e enviada ao presidente do CNPq, o Acadêmico Evaldo Vilela, em 22/7:

Prezado Professor Evaldo Ferreira Vilela,

A Chamada 25/2020 do CNPq, “APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO: BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO”, inova ao associar as bolsas de pós-graduação a projetos de pesquisa, um procedimento que faz jus à missão do CNPq de apoiar os pesquisadores e a pesquisa e que é adotado por várias fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Preocupam-nos, no entanto, os detalhes dessa implementação, que constam do citado Edital. Eles têm suscitado dúvidas e críticas dos coordenadores de pós-graduação e de entidades representativas da comunidade científica.

Os problemas apontados são agravados pelo tempo exíguo para preparação dos projetos e preenchimento dos dados requeridos pelo Edital, em um momento em que a COVID-19 prejudica a participação de docentes (já confrontados com o desafio de preparar cursos online) e agentes técnico-administrativos em diversas regiões do país.

Isso afeta especialmente os coordenadores de pós-graduação, responsáveis pelos projetos, de acordo com o Edital.

Acreditamos assim que o sistema de pós-graduação seria beneficiado, neste momento, pela revisão da Chamada 25/2020, de modo a dirimir dúvidas, alargar os prazos e tornar mais eficaz a implantação de um novo modelo, que privilegie o papel histórico do CNPq e acentue sua individualidade como casa da ciência e do pesquisador. E que, ao mesmo tempo, promova as direções e prioridades apontadas pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2016-2022, aprovada pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) em 13 de dezembro de 2016, e que contemplam
a diversidade de áreas de ciências, necessária para o pleno desenvolvimento nacional.

Cumprimentando-o pelos serviços que tem prestado à ciência brasileira, a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências reafirma o compromisso com o fortalecimento do CNPq, da pós-graduação e da pesquisa em nosso país.

Cordialmente,

Luiz Davidovich
Presidente
Academia Brasileira de Ciências