Nesta sexta-feira (17), a partir das 9h (horário de Manaus, 10h em Brasília), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá a primeira webconferência para discutir o desmatamento e as queimadas na Amazônia e contará com renomados cientistas ambientais convidados para palestrar e aprimorar o debate.

A webconferência, coordenada pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e pelo corregedor da Corte de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro, será transmitida pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), além da tradução simultânea em inglês, espanhol e interpretação em Libras. Os participantes que desejarem obter certificado pela participação no evento podem fazer inscrição por meio do endereço https://moodle.tce.am.gov.br/.

O evento será dividido em três partes. A primeira palestra será “Ciência e Políticas Públicas: A Questão do Aquecimento Global e Preservação da Amazônia”, apresentada pelo doutor Ricardo Galvão,  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro [titular] da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sendo eleito pela revista científica Nature como a pessoa mais importante da ciência, em 2019.

Já a segunda palestra tem como tema “Está a Amazônia próxima de um ponto de não retorno?”. Ministrada pelo meteorologista, pesquisador e ganhador do Nobel da Paz, em 2007, Carlos Nobre, [também membro titular da ABC]. O palestrante é graduado em um dos mais renomados cursos de engenharia do Brasil, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e PhD em meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A terceira e última palestra será “Amazônia 4.0 e as bases para uma nova bioeconomia da floresta em pé: combatendo o desmatamento na era da 4ª Revolução Industrial”. O palestrante será o doutor Ismael Nobre, especialista em desenvolvimento sustentável, manejo de áreas protegidas e ecoturismo. O cientista é formado pela Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.